Meteorologia

  • 12 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 26º

"Devem ser evitados passos unilaterais" para reabrir ponte de Mitrovica

A União Europeia (UE) e a NATO instaram hoje as autoridades kosovares a evitarem medidas unilaterais para reabrir a ponte setentrional de Mitrovica, insistindo que tal decisão deve ser coordenada com a Sérvia num diálogo proposto pelo bloco europeu.

"Devem ser evitados passos unilaterais" para reabrir ponte de Mitrovica
Notícias ao Minuto

18:25 - 20/08/24 por Lusa

Mundo Kosovo

Em conferência de imprensa em Bruxelas, o porta-voz da diplomacia da UE, Peter Stano, indicou que estão em curso conversações do bloco comunitário com os seus parceiros internacionais e Pristina para gerir esta crise.

 

"A nossa posição é que devem ser evitados passos unilaterais e não-coordenados e que esta questão deve ser tratada no âmbito do diálogo", defendeu.

Stano enviou uma mensagem às autoridades kosovares assegurando-lhes que "fariam bem em ouvir as mensagens dos seus parceiros e aliados", salientando que esta posição é partilhada pela UE, pelos Estados Unidos e pela NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).

A intenção de Pristina de reabrir a ponte, cujo encerramento desde 2011 divide Mitrovica numa parte sérvia e outra albanesa, é o último motivo de tensão entre o Kosovo e a Sérvia.

Entretanto, numa deslocação a Pristina, o subsecretário-geral da NATO para os Assuntos Políticos e a Política de Segurança, Boris Ruge, reiterou a mesma mensagem à Presidente kosovar, Vjosa Osmani.

"Quanto à ponte sobre o rio Ibar, sublinhei a opinião da NATO de que as decisões devem ser tomadas através do diálogo e de forma coordenada. É essencial que todos os atores se abstenham de declarações e ações unilaterais que possam criar tensões", afirmou Ruge nas redes sociais.

O responsável da Aliança Atlântica sublinhou que o diálogo e a coordenação entre Belgrado e Pristina são "fundamentais" para garantir "uma segurança duradoura no Kosovo e para a estabilidade regional".

As autoridades kosovares têm defendido a reabertura da ponte como um "símbolo de normalização" das relações entre o Kosovo e a Sérvia, mas Osmani concordou que Pristina não tomará medidas sem a aprovação dos seus parceiros.

Na opinião de Washington, a ponte sobre o rio Ibar deveria ser reaberta ao trânsito automóvel, como o Kosovo exige, mas considera que o momento não é o mais adequado devido às tensões étnicas e aos problemas de segurança que tal decisão poderá criar.

Leia Também: Polícia encerra nove estações de correios sérvias no norte do Kosovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório