Estes exercícios serão organizados "em cooperação com a sede da Divisão Multinacional Norte da NATO", segundo um comunicado do Ministério da Defesa da Letónia.
"Soldados aliados dos Estados Unidos, Estónia e Lituânia, Grupo de Batalha Multinacional da NATO como parte da Brigada de Infantaria Mecanizada das Forças Terrestres, Quartel-General da Brigada Multinacional da NATO na Letónia, Unidade de Integração participarão nas Forças da NATO na Letónia e do Comando das Forças Armadas canadianas na Letónia", acrescentou o comunicado.
Além disso, estes exercícios contarão "com o apoio da Força Expedicionária Conjunta, bem como de representantes dos vários níveis do quartel-general da NATO", afirmou o Ministério da Defesa.
As manobras "Namejs 2024", em homenagem a um lendário líder letão do século XIII que combateu os cruzados germânicos, têm sido realizadas com intervalos regulares desde 2014, após a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia.
Mais soldados participarão nas manobras Namejs de setembro, que serão realizadas em toda a Letónia, do que na edição do ano passado, nas quais foram mobilizados cerca de 8.500 militares letões e da NATO.
Os próximos exercícios envolverão também a cooperação com instituições de defesa civil, ministérios do Governo, serviços de segurança, vários municípios, organizações não-governamentais e empresas privadas como parte de um esquema de defesa total, explicou o Ministério da Defesa.
Durante os três dias que durarão os exercícios, os militares letões testarão também a sua capacidade de mobilizar soldados da reserva selecionados, bem como de lançar as chamadas equipas e dispositivos de "contramobilidade" para bloquear os movimentos de um possível invasor.
Os soldados canadianos, dinamarqueses e espanhóis constituem uma grande parte do grupo da NATO liderado pelo Canadá estacionado na Letónia, que será em breve reforçado por mais elementos da Dinamarca e um batalhão da Suécia, que aderiu recentemente à Aliança Atlântica.
Leia Também: Base alemã da NATO reforça segurança devido a possível ameaça russa