O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, acabou o dia no Intercontinental Exchange a cotar 1,28 dólares abaixo dos 78,80 dólares com que fechou as transações na última sessão.
O preço do petróleo começou a semana em queda e afasta-se cada vez mais da barreira dos 80 dólares por barril, depois de ter registado uma subida superior a 3% na segunda-feira passada.
O Brent respondeu negativamente ao pessimismo dos investidores relativamente à redução da procura de petróleo bruto por parte da China, depois de um inquérito oficial realizado no sábado ter mostrado que a atividade industrial no gigante asiático caiu para o mínimo de seis meses em agosto.
Os preços do petróleo permaneceram, desta forma, sob pressão, apesar do corte da oferta em países do Médio Oriente, como a Líbia, uma vez que a Companhia Petrolífera da Líbia (NOC) declarou o estado de emergência no seu campo de Al Fil, a partir de hoje, devido à incapacidade de manter a produção de crude em plena crise que o país sofre devido ao controlo do banco central.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em outubro baixa 1,13% para 78,65 dólares