Em comunicado, o executivo comunitário indica que "disponibilizou 1,1 milhões de euros de ajuda humanitária após as inundações devastadoras que atingiram o Bangladesh nas últimas semanas", com o financiamento a destinar-se à "distribuição em curso de artigos de higiene e sanitários, ferramentas de abrigo e conjuntos de cozinha provenientes das reservas de emergência financiadas pela UE".
A verba agora divulgada junta-se aos mais de 33,5 milhões de euros já atribuídos em assistência humanitária da UE ao Bangladesh em 2024, que visaram principalmente o apoio aos refugiados Rohingya e a resposta a outras emergências no país como ondas de calor, ciclones e inundações, de acordo com a instituição.
Citado pela nota, o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, observou que "as inundações no Bangladesh tiveram um impacto devastador nas comunidades afetadas".
"Estamos a disponibilizar financiamento da UE e libertámos reservas de contingência que ajudarão os nossos parceiros humanitários a salvar vidas durante esta emergência", concluiu.
Leia Também: Inundações no Bangladesh fazem quase 60 mortos e afetam mais de 5,5 milhões