Fuga de Vale de Judeus mantém Espanha em alerta. Captura será "complexa"

Autoridades espanholas continuam em alerta nos postos fronteiriços da Galiza, após a fuga de cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/09/2024 08:34 ‧ 11/09/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Vale de Judeus

As autoridades espanholas continuam em alerta nos postos fronteiriços da Galiza devido ao risco de fuga dos cinco reclusos que escaparam da prisão de Vale de Judeus, em Alcoentre. De acordo com a imprensa espanhola, as forças de segurança acreditam que a operação de captura será "complexa" e descartam a possibilidade de uma "resolução rápida" da situação.

 

Patrulhas da Guardia Civil têm estado concentradas especialmente nas províncias de Pontevedra e Ourense, na posse das fotografias e informação sobre os fugitivos.

De acordo com o La Voz de Galicia, a vigilância específica deverá manter-se enquanto os cinco fugitivos não forem detidos.

Recorde-se que as autoridades portuguesas notificaram as autoridades espanholas através dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) dos dois lados da fronteira, localizados em Tui, do lado espanhol, e em Valença, no lado português.

Foram também notificadas as autoridades em Elvas, Fuentes de Oñoro, Ayamonte e Alcañices, dada a possibilidade de os cinco fugitivos optarem por essas províncias para deixar o território português.

A ministra da Justiça anunciou ontem que foram emitidos mandados de captura europeus, uma vez que "todos os cenários estão em cima da mesa".

Fernando Ribeiro Ferreira, Rodolf José Lohrmann, Mark Cameron Roscaleer, Fábio Fernandes Santos Loureiro e Shergili Farjiani fugiram no sábado do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.

Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.

Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.

Leia Também: Emitidos mandados de captura europeus contra fugitivos de Vale de Judeus

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas