Benjamin Netanyahu deverá chegar aos Estados Unidos em 24 de setembro e partir a 28 de setembro, indica o comunicado.
Um porta-voz do seu gabinete, citado pela agência EFE, precisou que Netanyahu discursará na ONU em 27 de setembro, sem adiantar mais pormenores sobre a agenda do primeiro-ministro israelita durante a sua viagem aos Estados Unidos.
Netanyahu discursou perante a Assembleia Geral da ONU na abertura da anterior sessão, em setembro de 2023, pouco antes do ataque do Hamas de 07 de outubro que desencadeou a atual guerra na Faixa de Gaza.
Nessa ocasião, centrou o seu discurso na importância de procurar a paz com os países árabes e na ameaça do Irão.
Este ano, o líder israelita terá de enfrentar o escrutínio da grande maioria dos países da ONU, que em várias ocasiões votaram na Assembleia Geral (onde cada Estado-membro tem um voto) a favor do apelo a um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Mesmo o Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, onde países como os Estados Unidos (grande aliado de Israel) têm direito de veto, aprovou resoluções que foram ignoradas por Netanyahu, apelando ao fim dos combates.
A abertura da 79.ª sessão da Assembleia Geral da ONU ocorre a 22 de setembro. Esta sessão incluirá o tradicional Debate Geral (24-30 de setembro), que contará com a presença de chefes de Estado e de governo e de ministros dos Negócios Estrangeiros de todos os países membros.
Leia Também: Netanyahu recorda aos Hutis bombardeamento israelita em Hodeida