Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 26º

EUA negam conhecimento prévio de ataque aos 'pagers' do Hezbollah

O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, negou hoje que o seu país tivesse tido conhecimento prévio das explosões que atingiram os 'pagers' de centenas de membros do Hezbollah no Líbano no dia anterior.

EUA negam conhecimento prévio de ataque aos 'pagers' do Hezbollah
Notícias ao Minuto

18/09/24 13:51 ‧ Há 23 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

O movimento islamita acusou Israel de estar por detrás deste ataque sem precedentes, que fez nove mortos e pelo menos 2.750 feridos, segundo o Ministério da Saúde libanês.

 

O chefe da diplomacia norte-americana garantiu que Washington não esteve de alguma forma associado a este ataque e que as autoridades estão a "reunir informações e factos" sobre o que aconteceu na tarde de terça-feira no Líbano, quando milhares de 'pagers' transportados por membros do grupo xiita libanês Hezbollah explodiram em cadeia - uma ação atribuída a Israel por aquele movimento e pelo Governo do Líbano.

"No geral, temos sido muito claros, e continuamos a sê-lo, sobre a importância de todas as partes evitarem quaisquer medidas que possam agravar ainda mais o conflito que estamos a tentar resolver em Gaza", insistiu Blinken, que desde o início da guerra tem alertado para a necessidade de evitar uma escalada do conflito no Médio Oriente.

Blinken considerou que "fica claro que nenhum dos envolvidos está interessado" numa escalada de tensões, apesar de o Hezbollah e Israel terem mantido uma troca de tiros fronteiriços desde o início do conflito em Gaza.

O secretário de Estado norte-americano assegurou que os mediadores entre Israel e o grupo islamita Hamas -- Estados Unidos, Egito e Qatar -- estão empenhados em conseguir um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Contudo, Blinken reconheceu que o processo de negociação de uma trégua continua uma "tarefa complicada", avisando que "estas coisas levam tempo".

"Sabemos que no processo pode haver um acontecimento, um incidente, algo que dificulta o processo, que ameaça atrasá-lo", reconheceu o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, referindo-se à explosão de '

Leia Também: Aumenta para 12 o número de mortos das explosões de 'pagers' no Líbano

'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório