"Os Estados Unidos continuam firmemente empenhados em aproveitar todas as ferramentas disponíveis para perturbar este e outros esquemas destinados a apoiar a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e a permitir o acesso ilícito da Coreia do Norte ao sistema financeiro internacional", justificou o subsecretário interino do Departamento do Tesouro (equivalente ao Ministério das Finanças) para o Terrorismo e Informações Financeiras, Bradley T. Smith, num comunicado.
Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, sublinhou que a "crescente cooperação financeira" entre Moscovo e Pyongyang "ameaça diretamente a segurança internacional", bem como o sistema financeiro global.
"A Rússia tornou-se cada vez mais dependente da Coreia do Norte à medida que enfrenta perdas crescentes no campo de batalha e um crescente isolamento internacional", disse o porta-voz da diplomacia norte-americana, acrescentando que o acesso de Pyongyang ao sistema bancário internacional viola as sanções impostas pela Resolução 1718 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Departamento do Tesouro detalhou que as sanções afetam o MRB Bank, sediado na região georgiana pró-russa da Ossétia do Sul, uma entidade que serviu de intermediária para o também sancionado TSMRBank estabelecer ligações com o North Korean Foreign Trade Bank, propriedade do Governo da Coreia do Norte.
O vice-presidente do Banco MRB, Dmitri Nikulin, junta-se à "lista negra" de Washington por facilitar os depósitos em dinheiro do Banco de Comércio Externo da Coreia do Norte através do sancionado TSMRBank para a entidade que dirige.
Este esquema, segundo o Departamento do Tesouro, foi orquestrado pelo Banco Central da Rússia.
Outro dos sancionados é o Russian Financial Corporation Bank JSC (RFC) por trabalhar com o North Korean Foreign Trade Bank para estabelecer uma empresa com sede em Moscovo, a Stroytreyd LLC (Stroytreyd) - também no pacote anunciado hoje - para que recebesse fundos congelados da Coreia do Norte em entidades bancárias extintas.
Por fim, a entidade Timer Bank, propriedade da RFC, foi sancionada por transferir fundos avaliados em milhões de dólares para a referida Stroytreyd LLC, cujo objetivo final era beneficiar o Banco de Comércio Externo da Coreia do Norte.
Pyongyang e Moscovo têm aumentado gradualmente as suas relações diplomáticas e de segurança, especialmente à medida que as tensões aumentam na península coreana e na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em fevereiro de 2022.
Leia Também: Coreia do Norte pela 4.ª vez na final do Mundial sub-20, Japão pela 3.ª