Está a ser investigada a morte de uma menina de três anos que, na terça-feira, deu entrada no Hospital de Figueres, na Catalunha, Espanha, onde morreu, dias depois de ter recebido alta por uma dor de estômago.
A pedido da família, um tribunal de Figueres pediu uma autópsia ao corpo da criança para perceber a causa da morte e esclarecer se houve negligência no seu tratamento, diz a Cadena SER.
O caso começou no domingo, no Centro de Atenção Primária de Roses, quando a criança foi atendida por uma dor de barriga. Os profissionais de saúde que trataram do caso concluíram que teria um vírus estomacal, enviando-a para casa com tratamento.
Na terça-feira, no entanto, o estado de saúde da menina piorou, pelo que a família voltou a levá-la a este mesmo centro de atendimento, onde foi atendida de urgência.
A criança foi transportada de ambulância para o Hospital de Figueres, onde chegou, segundo a Cadena SER, sem mostrar sinais de mal-estar, ativa e consciente. Depois, no entanto, piorou repentinamente e, enquanto se faziam os preparativos para a enviar para o Hospital Trueta de Girona, morreu.
Foram destacados psicólogos para atenderem os familiares da criança, bem como os profissionais de saúde que a assistiram, devido ao estado de choque em que se encontravam.
O governo catalão também abriu uma investigação ao caso, colocando-se à disposição do tribunal de Figueres que lidera as ações investigativas.
Leia Também: Governo dos Açores moderniza frota dos bombeiros com nove ambulâncias