Aquecimento global "duplica" chuva na Europa. As imagens da destruição
Um estudo indica que em quatro dias choveu de forma mais intensa na Europa Central. Vários países nesta zona viram casas a serem destruídas e rios a tornarem-se riachos. Bruxelas já prometeu uma 'ajuda' de 10 mil milhões de euros.
© volcaholic1/ X (antigo Twitter)
Mundo Alterações Climáticas
As chuvas começaram a cair nos últimos dias em Portugal, mas também houve registo da queda de água noutros locais da Europa - ainda que em quantidades maiores, gerando situações mais graves.
Imagens partilhadas nas redes sociais mostram os estragos feitos em vários países, nomeadamente, a Polónia, onde, no Sudoeste, as inundações fizeram com que Varsóvia ativasse pela primeira vez um estado de alerta devido a catástrofes naturais pela primeira vez desde que o mecanismo foi introduzido na Constituição, em 1997.
Um estudo feito pela World Weather Attribution (WWA) deu conta de que a poluição que causa o aquecimento do planeta levou à "duplicação da probabilidade e um aumento de 7% da intensidade" da chuva registada em quatro dias na Europa Central.
🇪🇺 Europe continues to be hit by severe flooding, with storm Boris in northern Italy. The EU will allocate €11B to the countries affected by Storm Boris, and €50B to Ukraine.
— SputnikSpreader (@VasBroughtToX) September 20, 2024
In Budapest, the Danube burst its banks and flooded the Hungarian parliament. pic.twitter.com/icNExPelgE
Segundo os especialistas, o aquecimento global intensificou a queda de chuva durante pelo menos quatro dias. Devido às alterações climáticas, as chuvas tornaram-se, pelo menos, 7% mais fortes devido ao aquecimento global.
"A tendência é clara", explicou Bogdan Chojnicki, um dos co-autores do estudo em questão, dando ainda conta de que "se os humanos continuarem a encher a atmosfera de combustíveis fósseis, a situação vai ser bem mais severa".
About 5,000 homes were damaged and four people died in Romania as rain battered central Europe https://t.co/YhSwKCNnFq pic.twitter.com/YfTq0Hg2UQ
— Reuters (@Reuters) September 14, 2024
As chuvas severas registadas na Europa Central aconteceram devido à tempestade Boris, que fez com que valores recorde de chuva caíssem em países como a Áustria, Chéquia, Hungria, Polónia, Roménia ou Eslováquia, 'transformando' riachos calmos em rios selvagens, destruíssem casas e matassem algumas pessoas.
"Estas inundações mostram o que se está a pagar pelas alterações climáticas", apontou Maja Vahlberg, uma outra co-autora da mesma pesquisa. "Mesmo com dias de preparação, as cheias devastaram cidades, detsruíram milhares de casas e levaram a União Europeia a prometer uma ajuda de 10 mil milhões de euros", referiu.
Veja as imagens da destruição na Polónia na galeria acima.
Leia Também: Comissão Europeia mobiliza 10 mil milhões para países afetados por cheias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com