Os manifestantes começaram a gritar quando a chefe da diplomacia regressava ao seu lugar depois de se ter dirigido ao parlamento, segundo a deputada Ann-Sofie Alm.
"Começaram a gritar e a fazer barulho na galeria (...), depois alguém atirou um objeto contra nós, deputados", descreveu Ann-Sofie Alm, acrescentando que o objeto foi atirado na direção da ministra.
De acordo com a imprensa sueca, o objeto caiu algumas filas atrás da ministra, que, como se vê num vídeo parlamentar, levanta-se do seu lugar e a abandonar o edifício depois do arremesso de um saco com tomates.
A parlamentar acrescentou à AFP que "Maria reagiu ao estrondo e saiu a correr da sala" e que se tratava de "um saco com uma substância vermelha e macia no interior".
O presidente da sessão pediu imediatamente aos seguranças que retirassem os manifestantes e suspendeu os trabalhos.
A agência noticiosa TT, três pessoas foram detidas pela segurança local e entregues posteriormente à polícia.
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, condenou os atos dos manifestantes.
"Espero agora uma análise exaustiva de como isto pode ter acontecido e medidas fortes para manter a segurança dos deputados e ministros no edifício do Parlamento", disse Kristersson à TT.
Här flyr utrikesminister Maria Malmer Stenergard (M) debatten om Israel/Palestina i riksdagen efter att det kastats tomater mot henne. pic.twitter.com/JdD9m1B91H
— Jacob Zetterman (@ZettermanJacob) October 3, 2024
Leia Também: Vídeo mostra piloto emocionado ao ver sobrinha bebé pela primeira vez