Ativistas pró-palestinianos atiram saco com tomates a ministra sueca
Ativistas pró-palestinianos interromperam hoje um debate no parlamento sueco sobre os colonatos israelitas na Cisjordânia, atirando um saco na direção da ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Maria Malmer Stenergard, relatou um deputado à agência noticiosa France Presse.
© Reprodução X @ZettermanJacob
Mundo Médio Oriente
Os manifestantes começaram a gritar quando a chefe da diplomacia regressava ao seu lugar depois de se ter dirigido ao parlamento, segundo a deputada Ann-Sofie Alm.
"Começaram a gritar e a fazer barulho na galeria (...), depois alguém atirou um objeto contra nós, deputados", descreveu Ann-Sofie Alm, acrescentando que o objeto foi atirado na direção da ministra.
De acordo com a imprensa sueca, o objeto caiu algumas filas atrás da ministra, que, como se vê num vídeo parlamentar, levanta-se do seu lugar e a abandonar o edifício depois do arremesso de um saco com tomates.
A parlamentar acrescentou à AFP que "Maria reagiu ao estrondo e saiu a correr da sala" e que se tratava de "um saco com uma substância vermelha e macia no interior".
O presidente da sessão pediu imediatamente aos seguranças que retirassem os manifestantes e suspendeu os trabalhos.
A agência noticiosa TT, três pessoas foram detidas pela segurança local e entregues posteriormente à polícia.
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, condenou os atos dos manifestantes.
"Espero agora uma análise exaustiva de como isto pode ter acontecido e medidas fortes para manter a segurança dos deputados e ministros no edifício do Parlamento", disse Kristersson à TT.
Här flyr utrikesminister Maria Malmer Stenergard (M) debatten om Israel/Palestina i riksdagen efter att det kastats tomater mot henne. pic.twitter.com/JdD9m1B91H
— Jacob Zetterman (@ZettermanJacob) October 3, 2024
Leia Também: Vídeo mostra piloto emocionado ao ver sobrinha bebé pela primeira vez
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com