Um homem foi resgatado, na quinta-feira, depois de ter sido encontrado a flutuar em cima de uma geleira a cerca de 48 quilómetros da costa sul da Florida, no Golfo do México, ao largo de Longboat Key, região que está a ser assolada pelo furacão Milton.
"Este homem sobreviveu num cenário de pesadelo, mesmo para os marinheiros mais experientes. Para compreenderem a gravidade das condições do furacão, calculamos que tenha apanhado ventos de cerca de 120.70 a 144.84 quilómetros por hora, marés de seis a oito metros, durante um longo período de tempo, incluindo durante a noite", detalhou a tenente-comandante Dana Grady, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, citada pela Sky News.
A responsável deu conta de que o sujeito "sobreviveu graças a um colete salva-vidas, ao seu sinalizador de localização de emergência e a uma geleira".
As equipas de emergência chegaram ao local de helicóptero, tendo nadado até ao homem, tal como poderá ver nas imagens na galeria acima.
O indivíduo foi, depois, levado para o hospital de Tampa.
O homem estava a reparar a sua embarcação, pelas três da manhã de quarta-feira (hora local), quando ficou incapacitado ao tentar regressar ao porto. Este foi instruído pela Guarda Costeira a vestir um colete salva-vidas e a manter-se na posição de emergência, com o sinal de rádio, mas as comunicações foram perdidas aproximadamente às 18h45.
As operações de resgate iniciaram-se pelas 5h30 de quinta-feira.
Saliente-se que, até ao momento, pelo menos 14 pessoas morreram na sequência da passagem do furacão, que tocou terra na quarta-feira à noite em Siesta Key, perto da cidade de Sarasota, com ventos máximos sustentados de 205 quilómetros por hora, o que corresponde a categoria 3.
O Milton é o segundo furacão a atingir a Florida em quase duas semanas, após o impacto do poderoso furacão Helene, a 26 de setembro, que entrou pelo noroeste do estado com categoria 4, deixando mais de 250 mortos e um rasto de devastação em seis estados do sudeste dos Estados Unidos.
Leia Também: "Milagroso". Bebé nasce na Florida durante passagem do furacão Milton