O general britânico Mike Jackson morreu, na terça-feira, aos 80 anos, rodeado pela família, revelou o exército do país. Conhecido, entre as tropas que comandava, pelas alcunhas de 'Jacko', 'Darth Vader' e 'Príncipe das Trevas', por ser duro, intransigente e ter voz grave, o antigo chefe do exército do Reino Unido esteve presente no massacre de Ballymurphy, na Irlanda do Norte, no início da década de 1970, e ficou famoso por recusar uma ordem de um oficial, seu superior, quando estava na NATO.
Pai de três filhos, Mike Jackson liderou o exército britânico durante a invasão do Iraque, em 2003, depois de ter estado também na Bósnia.
"Foi com grande tristeza que tomámos conhecimento da morte do general Sir Mike Jackson, no dia 15 de outubro, rodeado pela família. O general ‘Jacko’ serviu o país com distinção durante mais de 40 anos, tendo terminado a sua carreira como chefe do Estado-Maior. Sentiremos muito a sua falta e vamos recordá-lo durante muito tempo", pode ler-se no comunicado de homenagem do exército britânico.
A nota termina com a frase "utrinque paratus", o lema latino do regimento de paraquedistas que se traduz em “pronto para tudo”.
Já a Associação de Paraquedistas do país afirmou que Jackson era "um grande líder de homens" que fará "falta a muitos".
Leia Também: Morreu escritor Antonio Skármeta, criador de 'O Carteiro de Pablo Neruda'