Elon Musk, dono da SpaceX, da Tesla e da rede social X, doou um total de 75 milhões de dólares (cerca de 69 milhões de euros) ao grupo America PAC, que apoia a candidatura do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump às eleições de novembro deste ano, e que foi fundado por Musk.
O dinheiro foi doado ao longo de três meses, revelam documentos federais consultados pelo jornal The Guardian, tornando-se Musk num dos maiores doadores da campanha republicana para as eleições presidenciais deste ano, em que Trump enfrentará a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris.
O The Guardian diz que o America PAC gastou cerca de 72 milhões de dólares (cerca de 66 milhões de euros) entre julho e setembro, procurando atrair eleitores em estados onde a luta está mais renhida, o que faz dele o grupo mais 'gastador' neste setor.
Segundo a agência de notícias Reuters, Musk foi, aliás, o único doador ligado a este grupo durante este período temporal.
A campanha de Trump depende amplamente de grupos externos para angariar eleitores, entre os quais se destaca este, fortemente financiado por Musk, que já expressou em repetidas ocasiões o seu apoio à candidatura do antigo presidente.
"O America PAC visa apenas o senso comum e os valores centristas", disse o fundador da Space X e da Tesla na terça-feira na sua plataforma X.
Os super PAC, como o America PAC de Musk, podem angariar e gastar somas ilimitadas de dinheiro, mas normalmente são proibidos de coordenar os seus esforços com os candidatos que apoiam.
Um parecer recente da Comissão Eleitoral Federal, que regula as campanhas políticas federais, permitiu que os candidatos e estes grupos trabalhassem em conjunto em ações no terreno, particularmente no contacto porta a porta.
Enquanto os candidatos e os partidos políticos tradicionalmente organizam e pagam essas ações, a campanha de Trump tem tido dificuldades em angariar fundos diretos e recorreu a parceiros externos, como o America PAC, de Musk.
Grande parte do dinheiro do America PAC foi pago a um grupo de empresas de consultoria, incluindo algumas ligadas a Phil Cox, antigo assessor da campanha presidencial falhada de Ron DeSantis, governador da Florida.
Embora Musk seja o principal doador do America PAC, não é o único. O super PAC também recolheu cerca de 8,75 milhões de dólares (8,4 milhões de euros) de um grupo de doadores ricos, incluindo os gémeos Winklevoss, Tyler e Cameron, cocriadores do Facebook.
[Notícia atualizada às 23h54]
Leia Também: Elon Musk perdeu quase 14 mil milhões depois do último evento da Tesla