Uma cópia rara da Constituição dos Estados Unidos que foi encontrada dentro de um armário numa plantação da Carolina do Norte, em 2022, foi vendida em leilão por nove milhões de dólares (cerca de 8.284.734 euros), na quinta-feira.
O leilão estava inicialmente agendado para o dia 28 de setembro, mas foi remarcado devido à passagem do furacão Helene, em Asheville, naquele estado norte-americano.
Foram precisos apenas sete minutos para alcançar o preço final, em cerca de 10 licitações, segundo disse o proprietário da Brunk Auctions, Andrew Brunk, à CBS News.
O preço final, incluindo o prémio do comprador, que permaneceu anónimo, chegou aos 11.070.000 dólares (cerca de 10.179.972 euros).
"Passar de um armário de arquivo em Edenton, Carolina do Norte, para ser vendido por 11 milhões de dólares é uma viagem e tanto", considerou Brunk.
O documento com quase 237 anos foi encontrado dentro de um armário de metal, quando a propriedade estava a ser limpa depois de ter sido vendida ao Estado, para ser convertida num local histórico e público.
O governador da Carolina do Norte de 1787 a 1789, Samuel Johnston, era o proprietário da quinta e supervisionou a convenção estatal que ratificou a Constituição.
Leia Também: Idosa vota pela 1.ª vez aos 81 anos nos EUA. Marido "nunca queria"