Cuba foi afetada por um apagão total, esta sexta-feira, provocado por uma avaria numa central termoelétrica chave, segundo explicou o Ministério de Energia e Minas (Minem) cubano. O incidente ocorreu partir das 11h00 da manhã (17h00 em Portugal continental).
O Minem anunciou ainda através das redes sociais que existia uma "desconexão total" do Sistema Elétrico Nacional (SEN).
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, assegurou por seu lado que "a direção do país" está a dedicar "a absoluta prioridade à atenção e solução desta contingência energética de alta sensibilidade para a nação" e que "não vai haver descanso" até que o fluxo de eletricidade seja restabelecido.
Segundo o Minem, o colapso do sistema ocorreu devido a um problema na central termoelétrica de Guiteras, uma das maiores de Cuba, que obrigou os técnicos a desligá-la do sistema.
Desde la dirección del país estamos dedicando absoluta prioridad a la atención y solución de esta contingencia energética de alta sensibilidad para la nación.
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 18, 2024
No habrá descanso hasta su restablecimiento. https://t.co/QbdZh43LRo
O governo já tinha encerrado escolas e indústrias não essenciais e enviado para casa a maior parte dos trabalhadores do Estado, num esforço de última hora para manter as luzes acesas.
Esta infraestrutura, foi informado na quinta-feira, já precisava de manutenção, que dirá vários dias, depois de ter estado operacional todo o verão. A unidade em causa já tem mais de quatro décadas de atividade.
Leia Também: Rússia anuncia novas linhas de crédito para apoiar Cuba