G7 preocupado com ameaças contra missão de paz da ONU no Líbano

Os ministros da Defesa do G7 declararam-se hoje "preocupados" com as "ameaças" contra a missão de manutenção da paz da ONU no Líbano (UNIFIL), que acusou Israel de atacar deliberadamente as suas posições.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
19/10/2024 18:05 ‧ 19/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Os países do G7 estão "preocupados com os recentes acontecimentos no Líbano e com o risco de uma nova escalada. Manifestamos a nossa preocupação com todas as ameaças à segurança da UNIFIL. A proteção das forças de manutenção da paz é da responsabilidade de todas as partes em conflito", afirmaram os ministros do Grupo dos Sete (Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão) reunidos em Nápoles, Itália, numa declaração conjunta.

 

Também apelaram a um "aumento significativo e sustentado" da ajuda humanitária à Faixa de Gaza, que enfrenta uma grave crise alimentar devido à guerra entre o Hamas e Israel.

"Os países do G7 estão unidos no apoio à necessidade de um cessar-fogo imediato em Gaza, à libertação de todos os reféns, a um aumento significativo e sustentado do fluxo de ajuda humanitária em toda a Faixa de Gaza e a um caminho duradouro para uma solução de dois Estados", segundo a declaração conjunta.

Leia Também: Itália adverte para instabilidade mundial na abertura de cimeira do G7

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas