Pelo menos oito mortos em ataque israelita a escola de Gaza

Pelo menos oito palestinianos morreram hoje, incluindo crianças e mulheres, num ataque aéreo israelita contra uma escola a oeste da cidade de Gaza que causou ainda um número desconhecido de feridos, segundo fontes médicas na Faixa de Gaza.

Notícia

© Dawoud Abo Alkas/Anadolu via Getty Images

Lusa
27/10/2024 13:42 ‧ 27/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

A escola Asmaa, no campo de refugiados de Shati, pertencente à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, acolhia dezenas de pessoas deslocadas no momento do ataque.

 

A mesma escola já tinha sido atacada por Israel em duas outras ocasiões em junho, tendo sido mortas três e cinco pessoas, de acordo com fontes médicas.

Esta é a segunda escola que Israel bombardeia nas últimas horas, depois de ter atacado um estabelecimento de ensino na cidade de Gaza ao início da manhã, matando uma pessoa.

O centro de Salah al-Din, segundo o exército, estava a ser utilizado como "centro de comando e controlo" do Hamas, uma acusação frequentemente feita pelas forças israelitas sem provas.

O norte de Gaza, em particular Jabalia, Beit Lahia e Beit Hanoun, enfrenta um cerco militar sem precedentes desde 04 de outubro, com mais de 800 pessoas mortas e um sistema de saúde em colapso, após repetidos ataques e rusgas das forças israelitas, que querem que a restante população se desloque para a cidade de Gaza.

Na noite de sábado, pelo menos 40 pessoas foram mortas e 80 outras ficaram feridas num novo ataque em Beit Lahia, depois de os caças israelitas terem bombardeado um complexo em Beit Lahia.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, denunciou no sábado, na rede social X, que "a situação no norte de Gaza é catastrófica" e disse que "operações militares intensas" em torno e dentro dos hospitais, bem como a falta de recursos, estão a privar os habitantes de Gaza de cuidados médicos vitais.

Leia Também: Biden lamenta "aumento" do antissemitismo desde início da guerra em Gaza

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas