Valencia confirma adiamento de jogo da Taça do Rei devido a inundações
Notícias ao Minuto | há 3 minutos
O Valencia comunicou, na manhã desta quarta-feira, o adiamento do jogo com o Parla, para a Taça do Rei, que iria acontecer esta quarta-feira. O pedido foi endereçado pelo clube à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) devido à destruição causada pela tempestade Dana nesta cidade.
Sobe para 62 o número de vítimas mortais em inundações
Andrea Pinto | há 6 minutos
O Centro Integrado de Coordenação Operacional (Cecopi) anunciou que o número de mortos causados pela tempestade Dana, em Espanha, subiu para 62.
O Cecopi adverte que este número é provisório e que “o processo de levantamento e identificação das vítimas continua”.
"Espanha deu sempre o seu melhor nas tragédias. Vamos voltar a fazê-lo"
Andrea Pinto | há 36 minutos
No discurso que protagonizou há momentos, o chefe do Governo Espanhol lembrou que Espanha tem sido afetada, nos últimos anos, por várias catástrofes, seja por tempestades naturais seja por catástrofes sanitárias, como foi o caso da pandemia.
Lembrando que os espanhóis superaram sempre esses momentos, Pedro Sánchez garantiu que voltarão a fazê-lo.
"Espanha deu sempre o seu melhor nas tragédias. Vamos voltar a fazê-lo agora", disse.
"Não baixem a guarda", pede Sánchez. DANA ainda "está a causar danos"
Andrea Pinto | há 31 minutos
Pedro Sánchez protagonizou uma conferência de imprensa onde reagiu às inundações que têm sido registadas no país.
Num discurso protagonizado no Palácio da Moncloa, o chefe do Governo Espanhol apelou aos espanhóis que cumpram todas "as ordens e indicações das autoridades" e que "não baixem a guarda" porque a tempestade ainda não terminou.
“Em nome do Governo de Espanha e da sociedade espanhola no seu conjunto, gostaria de transmitir toda a nossa solidariedade e afeto às famílias das pessoas que morreram nesta tragédia na Comunidade Valenciana e em Castilla la-Mancha, bem como àquelas que ainda procuram os seus entes queridos”, afirmou Sánchez.
“Vamos ajudar-vos com todos os recursos do Estado. Se necessário, com a ajuda da União Europeia”, acrescentou.
Registada primeira vítima mortal em Castela-Mancha
Andrea Pinto | há 1 hora
Foi registada a primeira vitima mortal na comunidade autónoma de Castela-Mancha, região vizinha de Valência.
Trata-se de uma mulher de 88 anos, que momentos antes tinha sido dada como desaparecida.
O vicepresidente do Governo regional, José Luis Martínez Guijarro, havia informado que uma mulher estava desaparecida em Mira, localidade onde cerca de 30 pessoas estavam a ser resgatadas dos seus domicílios.
Marcelo envia "solidariedade e condolências" ao rei Felipe VI
Andrea Pinto | há 12 minutos
Na senda da tragédia que assola Espanha, após a passagem da tempestade Dana, Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem ao rei Felipe VI.
Na missiva dirigida ao rei espanhol, Marcelo exprimiu "solidariedade e condolências pelas dramáticas inundações na zona de Valência que provocaram dezenas de mortos e muitos feridos", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
Rei Felipe VI reage à tragédia em Valência
Notícias ao Minuto | há 1 hora
A Casa Real espanhola já reagiu à tragédia que assola o sul do país, após a passagem da tempestade DANA.
“Estamos devastados com as últimas notícias sobre a DANA. As nossas mais profundas condolências às famílias e parentes dos mais de 50 mortos. Força, coragem e todo o apoio necessário a todas as pessoas afetadas", pode ler-se na mensagem emitida pela Casa Real no Twitter.
"A nossa mensagem mais próxima e o nosso reconhecimento às autoridades locais e regionais e a todos os serviços de emergência, às Forças Armadas e às Forças e Corpos de Segurança do Estado pelo trabalho titânico que têm vindo a desenvolver desde o primeiro momento", acrescentam.
Portos de Valência, Sagunto e Gandía estão encerrados
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Os portos de Valência, Sagunto e Gandía estão encerrados, noticia o ABC.
Embora estes não tenham sofrido danos, as autoridades decidiram interromper o transporte marítimo nestas localidades.
Pedro Sánchez preside ao comité de crise no Palácio de Moncloa
Andrea Pinto | há 13 minutos
O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, presidirá esta tarde, no Palácio da Moncloa, ao comité de crise destinado a acompanhar os efeitos da tempestade Dana, que causou até agora 51 mortos na Comunidade Valenciana, noticia o El Pais.
Governo mostra "maior pesar" por mortes em Espanha e dispõe-se a ajudar
Notícias ao Minuto | há 31 minutos
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou, esta quarta-feira, o "maior pesar" pelo número de vítimas registadas na sequência das inundações que assolaram a região de Valência, em Espanha, na última noite e madrugada, tendo assegurado que o seu Executivo está disponível "para toda a ajuda necessária".
Parlamento Europeu disponível para ajudar Espanha face às inundações
Lusa | há 2 horas
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou hoje que a Europa está disponível a ajudar Espanha a enfrentar as inundações gravíssimas, com consequências catastróficas registadas no sul e leste do país.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou hoje que a Europa está disponível a ajudar Espanha a enfrentar as inundações gravíssimas, com consequências catastróficas registadas no sul e leste do país.
Lusa | 08:25 - 30/10/2024
Cheias em Espanha terão feito pelo menos 51 mortos só em Valência
Notícias ao Minuto | há 2 horas
As fortes tempestades em Espanha que afetaram sobretudo a região de Valência terão feito, pelo menos, 51 mortos só nesta província, avançam as autoridades no local.
Segundo o El Pais os dados foram confirmados pelo Centro Integrado de Coordenação Operacional do Ministério do Interior.
"Neste momento, e de forma provisória, o número de mortos é de 51 pessoas. Estamos a iniciar o processo de levantamento e identificação das vítimas", anunciaram.
São dados avançados pelas várias autoridades locais ao Centro Integrado de Coordenação Operacional do Ministério do Interior.
Notícias ao Minuto com Lusa | 08:26 - 30/10/2024
Comboios, voos e autoestradas condicionados
Notícias ao Minuto | há 13 minutos
Na sequência da tempestade Dana, vários serviços de transportes estão a ser cancelados ou condicionados.
O serviço ferroviário de alta velocidade entre Valência e Madrid, pro exemplo foi suspenso.
Os constrangimentos foram ainda sentidos no aeroporto de Valência, com 12 voos a serem desviados e dez cancelados. Várias autoestradas ficaram interditas.
Cheias repentinas vários mortos e desaparecidos em Espanha
Lusa | há 14 minutos
Várias pessoas morreram e outras tantas estão desaparecidas na província de Valência, depois de inundações terem varrido automóveis pelas ruas de aldeias no leste e no sul de Espanha.
A precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.