Meteorologia

  • 30 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Oito alegados traficantes detidos em operação policial na Bósnia

Oito alegados membros de uma rede de tráfico de seres humanos foram detidos numa operação policial na Bósnia-Herzegovina por suspeita de terem organizado a passagem ilegal de pelo menos 1.400 migrantes para Itália, anunciaram hoje as autoridades locais.

Oito alegados traficantes detidos em operação policial na Bósnia
Notícias ao Minuto

30/10/24 14:38 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Migrações

"Foi estabelecido, durante a investigação, que membros deste grupo criminoso organizaram o tráfico de pelo menos 1.400 pessoas, migrantes irregulares do Paquistão, Afeganistão, Índia, Eritreia e China", disse a porta-voz do Ministério do Interior da Republika Srpska (a entidade sérvia da Bósnia), Dragana Kerkez.

 

Quando chegaram à Bósnia, estes migrantes foram transportados para a vizinha Croácia, país membro da União Europeia (UE), "em barcos que atravessaram o rio Una ou escondidos em carros", explicou a porta-voz.

De acordo com a mesma fonte, os migrantes foram "depois transportados, em carros ou camiões, para o território de Itália".

Os oito suspeitos foram detidos em várias cidades do norte da Bósnia-Herzegovina.

Ao mesmo tempo, a polícia apreendeu "várias armas, mais de 100 mil marcos bósnios [cerca de 51 mil euros], carros e barcos usados", anunciou ainda Dragana Kerkez.

A rede organizada, que operou entre 2020 e 2024, é também suspeita de tráfico de droga.

Os membros do grupo utilizavam, segundo a mesma fonte, mensagens encriptadas por um sistema denominado Sky ECC. A sua desencriptação, em 2019, por uma equipa de investigadores belgas, neerlandeses e franceses deu-lhes um acesso sem precedentes às práticas dos grupos criminosos mais perigosos, incluindo os dos Balcãs.

A operação denominada "Vertigo" foi organizada em cooperação com a Europol (serviço europeu de polícia) e com as polícias croata, eslovena e italiana.

O Ministério do Interior croata indicou, no final de setembro, que 1.430 traficantes foram detidos no país desde o início do ano, um aumento de quase 40% em comparação com o mesmo período de 2023.

A rota dos Balcãs Ocidentais é particularmente perigosa para os migrantes, com o registo de muitas mortes e feridos todos os anos.

Doze pessoas morreram em agosto quando um barco que transportava migrantes naufragou no rio Drina, na fronteira entre a Sérvia e a Bósnia.

Leia Também: Moradores e ativistas no centro da Bósnia limpam lago após inundações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório