O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou, esta segunda-feira, que só aqueles que não conhecem a história da Rússia e não compreendem a força da sua unidade podem ter ilusões sobre a possibilidade de infligir uma derrota estratégica ao país, numa crítica ao Ocidente, avança a agência estatal TASS.
Esta posição foi partilhada durante uma cerimónia de entrega de credenciais a embaixadores estrangeiros, no Kremlin.
"O rumo hostil tomado por alguns Estados ocidentais, que visa escalar e prolongar o conflito ucraniano com o objetivo de infligir uma derrota estratégica ao nosso país, é profundamente errado", afirmou o chefe de Estado russo, segundo cita a agência russa.
Putin disse ainda que o país "não procura o confronto" e espera que a Europa adopte uma "abordagem racional" de cooperação.
"A Rússia sempre esteve, e sempre estará, empenhada numa cooperação mutuamente benéfica, sem procurar o confronto. Confio que uma abordagem racional e equilibrada da cooperação com a Rússia prevalecerá mais uma vez", declarou.
Segundo Putin, a Rússia continua pronta para as conversações com a Ucrânia. "Já disse mais do que uma vez que a Rússia não só está pronta para as conversações, como já as realizou em determinada altura, especificamente no início deste conflito", completou.
Leia Também: Varsóvia acusa Zelensky de querer arrastar a Polónia para a guerra