Kamala Harris vence no Illinois e 'arrecada' mais 19 delegados eleitorais
Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 minutos
A candidata democrata Kamala Harris venceu no estado do Illinois e 'arrecadou' mais 19 delegados eleitorais, de acordo com as projeções da AP.
Assim, a atual vice-presidente do país conta com um total de 71 delegados no Colégio Eleitoral. Donald Trump segue na frente com 101.
Das chamadas à "confiança", como foi o dia dos candidatos à Casa Branca?
Notícias ao Minuto | há 7 minutos
É o dia de todas as decisões, em que milhões de norte-americanos foram chamados às urnas para elegerem o 47.º presidente dos Estados Unidos. Mas, enquanto os eleitores votaram, como foi o dia de Kamala Harris e Donald Trump?
Kamala Harris esteve na sede do Comité Nacional do Partido Democrata, em Washington D.C., onde se encontrou com funcionários e com aqueles que estão a telefonar às pessoas para (ainda) irem votar. A candidata aproveitou para falar ao telefone com alguns eleitores, apelou ao voto e disse que era importante participar nas eleições. A ainda vice-presidente dos Estados Unidos, recorde-se, votou antecipadamente e por correspondência.
Já Donald Trump, antigo presidente dos Estados Unidos e agora candidato às presidenciais foi votar durante a tarde, acompanhado pela mulher, Melania, e respondeu a algumas perguntas dos jornalistas que aguardavam a sua vinda: Disse estar "confiante" e que aceitava uma derrota "se a eleição for justa".
Leia mais aqui:
Era já sabido que Kamala Harris iria passar o dia eleitoral na Casa Branca, enquanto Donald Trump vai estar na Florida, ambos sob apertado dispositivo policial.
Notícias ao Minuto | 00:58 - 06/11/2024
Trump vence em Arkansas. Harris conquista Nova Jérsia e Delaware
Márcia Guímaro Rodrigues | há 10 minutos
O candidato republicano Donald Trump venceu no estado do Arkansas e a democrata Kamala Harris conquistou a Nova Jérsia e Delaware, de acordo com as projeções da agência de notícias The Associated Press (AP).
O Arkansas, sublinhe-se, elege seis delegados para o Colégio Eleitoral, ao passo que Nova Jérsia e Delaware elegem 14 e três delegados, respetivamente.
No total, Trump conta já com 101 delegados e Kamala Harris com 52, sendo que para vencer são necessários 270.
Afinal, como funcionam as eleições nos Estados Unidos?
Notícias ao Minuto | há 27 minutos
Nas eleições presidenciais, o voto dos norte-americanos vai para um Colégio Eleitoral, constituído por 538 "grandes eleitores" representativos dos 50 estados norte-americanos (e da capital federal Washington, DC).
Dado que a maioria dos estados vota de forma inequívoca e repetida num dos partidos, tudo é decidido nos chamados estados flutuantes ('swing states'), que as sondagens dizem poder vir a ter resultados muito renhidos. Para estas eleições, os estados considerados decisivos são: Geórgia, Carolina do Norte, Arizona, Wisconsin, Pensilvânia, Michigan e Nevada.
Nestas eleições, os 435 assentos na Câmara dos Representantes serão renovados, havendo atualmente maioria republicana de 220-213. Apenas 34 dos 100 senadores vão a votos, deixando em aberto também o controlo do Senado, onde se confirmam os altos cargos do Governo e dos juízes do Supremo Tribunal Federal.
Conhecidas mais projeções. Quem ganha onde?
Márcia Guímaro Rodrigues | há 21 minutos
Foram agora conhecidas mais projeções da agência de notícias The Associated Press, que indicam que o candidato republicano venceu no estado do Mississippi, Alabama, Oklahoma, Tennessee, Florida e Carolina do Sul.
Já a democrata Kamala Harris venceu em Maryland, no distrito de Columbia, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut.
Anteriormente, uma projeção da AP já tinha indicado que Trump vencera os estados republicanos Kentucky e Indiana e na Virgínia Ocidental, ao passo que Kamala Harris ganhou no democrata Vermont.
Feitas as contas, Donald Trump 'conquistou' até agora 95 delegados para o Colégio Eleitoral e Kamala Harris 35.
Urnas fecham em vários estados, incluindo na Pensilvânia
Márcia Guímaro Rodrigues | há 36 minutos
Pelas 01h00 (hora de Lisboa), fecharam as urnas em 16 estados e em Washington DC.
A votação terminou na Pensilvânia, Oklahoma, Missouri, Tennessee, Mississippi, Alabama, Florida, Ilinois, Maine, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Jersey, Delaware, Maryland e Washington DC.
Este ano, o estado da Pensilvânia é um dos estados decisivos ('swing states') e o candidato republicano, Donald Trump, chegou a afirmar durante a campanha eleitoral que se vencesse nesse estado, venceria as eleições presidenciais.
"Se ganharmos na Pensilvânia, ganhamos tudo" disse Trump. "Está acabado".
Saiba quanto delegados elege cada estado:
- Alabama: 9
- Connecticut: 7
- Delaware: 3
- Washington DC: 3
- Florida: 30
- Illinois: 19
- Maine: 4
- Maryland: 10
- Massachusetts: 11
- Mississippi: 6
- Missouri: 10
- New Hampshire: 4
- Nova Jérsia: 14
- Oklahoma: 7
- Pensilvânia: 19
- Rhode Island: 4
- Tennessee: 11
Trump deixa apelo aos seus apoiantes e pede que "continuem na fila"
Márcia Guímaro Rodrigues | há 49 minutos
O candidato republicano, Donald Trump, apelou aos seus apoiantes para continuarem na fila para votar nas eleições presidenciais. "Se estiverem na fila, continuem na fila. Não deixem que vos tirem daí", apelou na rede social X.
"Olá, republicanos. Estamos a ir muito bem. Se estiveram na fila, continuem na fila. Não deixem que vos tirem daí. Vamos ganhar", afirmou.
Projeção dá vitória a Trump na Virgínia Ocidental
Márcia Guímaro Rodrigues | há 6 minutos
Uma projeção da CNN Internacional indica que o republicano Donald Trump venceu no estado da Virgínia Ocidental. Donald Trump conta assim com um total de 23 delegados no Colégio Eleitoral: Kentucky (8), Indiana (11) e Virgínia Ocidental (4).
A democrata Kamala Harris conta com três delegados, após ter vencido o estado do Vermont.
O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu na Virgínia Ocidental, onde também o candidato republicano ao Senado e governador do estado, Jim Justice, conquistou o lugar deixado vago pelo senador independente, anteriormente democrata, Joe Manchin.
Lusa | 01:30 - 06/11/2024
Fecham as urnas na Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora
Pelas 00h30 de Lisboa, fecharam as urnas em mais três estados norte-americanos: Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental.
O estado da Carolina do Norte é um dos estados 'decisivos' deste ano, a par com o Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
A Carolina do Norte, sublinhe-se, elege 16 delegados para o Colégio Eleitoral, o Ohio 17 e a Virgínia Ocidental quatro.
Bernie Sanders reeleito para quarto mandado no Senado dos EUA
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora
O independente Bernie Sanders foi reeleito para um quarto mandato como representante do Vermont no Senado dos Estados Unidos, segundo a agência de notícias The Associated Press (AP).
Já o republicano Jim Banks será o próximo senador do Indiana.
Musk processado por sorteio de um milhão. Eleitores falam em fraude
Notícias ao Minuto | há 1 hora
O empresário Elon Musk foi processado numa ação coletiva, interposta esta terça-feira por eleitores registados que assinaram a sua petição de apoio à Constituição para terem a oportunidade de ganhar um milhão de dólares por dia. Os eleitores alegam que o sorteio foi uma fraude.
Segundo a Reuters, a queixa foi apresentada por Jacqueline McAferty, residente no Arizona, no tribunal federal de Austin, Texas.
A ação diz que Musk e o America PAC induziram falsamente os eleitores a assinar a petição, alegando que iriam escolher os vencedores aleatoriamente, embora estes estivessem pré-determinados, refere a agência.
Eleitores que assinaram petição para ganhar um milhão de dólares alegam que o sorteio foi uma fraude.
Notícias ao Minuto | 00:08 - 06/11/2024
Trump ganha no Kentucky e Indiana. Harris no Vermont
Márcia Guímaro Rodrigues | há 20 minutos
Donald Trump venceu nos estados republicanos Kentucky e Indiana, ao passo que Kamala Harris ganhou no democrata Vermont, segundo as projeções da agência de notícias The Associated Press (AP).
Falta apurar os resultados da Geórgia - um dos estados decisivos deste ano - e da Virgínia e Carolina do Sul.
O republicano Donald Trump venceu no Kentucky e no Indiana, enquanto a democrata Kamala Harris ganhou no Vermont, declararam media norte-americanos com base em resultados preliminares nos primeiros estados a fechar nas eleições presidenciais desta terça-feira.
Lusa | 00:30 - 06/11/2024
Urnas já fecharam em seis estados, incluindo o decisivo Geórgia
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora
As urnas já fecharam nos estados da Geórgia, Indiana, Kentucky, Carolina do Sul, Vermont e Virginia. O estado da Geórgia, sublinhe-se, é um dos estados 'decisivos' ('swing states') deste ano.
A Geórgia conta com 16 votos no colégio eleitoral, Indiana com 11, Kentucky com oito, Carolina do Sul com nove, Vermont com três e Virginia com 13.
Donald Trump: O magnata, o empresário, o (polémico) 45.º presidente
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Nascido e criado em Queens, Nova Iorque, para Donald John Trump a corrida à Casa Branca já não é uma novidade.
Excessivo, impulsivo e sem experiência política, Donald Trump apresentou-se em junho de 2015 como o futuro presidente que iria restituir a grandeza aos Estados Unidos. Nessa altura, quase ninguém acreditou nessa hipótese. Mas foi (mesmo) eleito como sucessor de Obama.
Leia mais aqui:
Se for eleito, Trump também pode fazer história nestas presidenciais.
Notícias ao Minuto | 23:50 - 05/11/2024
Quem é Kamala? A mulher que pode (continuar a) fazer história nos EUA
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Kamala Harris nasceu a 20 de outubro de 1964, em Oakland, na Califórnia. Filha de mãe indiana e pai jamaicano é a primeira candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata nascida neste estado norte-americano.
Se vencer, será a primeira mulher presidente do país e a segunda líder de ascendência afro-americana, depois de Barack Obama ter presidido aos Estados Unidos entre 2009 e 2017.
Leia mais aqui:
Se Kamala Harris vencer as eleições presidenciais vai ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos e a segunda líder com ascendência afro-americana.
Notícias ao Minuto | 23:50 - 05/11/2024
"Apenas um ou dois votos em cada secção eleitoral podem fazer diferença"
Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 horas
O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Tim Walz, voltou a recorrer às redes sociais para apelar ao voto, sublinhando que "apenas um ou dois votos em cada secção eleitoral podem fazer a diferença".
"Apenas um ou dois votos em cada secção eleitoral podem fazer a diferença. Se estiver na fila antes do fecho das urnas, mantenha-se na fila - ainda pode votar", escreveu no X.
Harris ou Trump? Os signos dos candidatos a presidente dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto | há 2 horas
É dia de eleições nos Estados Unidos (EUA). Pedro Fernandes, astrólogo e associado da ASPAS (Associação Portuguesa de Astrologia), assina este artigo onde analisa os signos dos principais candidatos a presidente: Kamala Harris e Donald Trump.
É dia de eleições nos Estados Unidos (EUA). Pedro Fernandes, astrólogo e associado da ASPAS (Associação Portuguesa de Astrologia), assina este artigo onde analisa os signos dos principais candidatos a presidente: Kamala Harris e Donald Trump.
Notícias ao Minuto | 16:41 - 05/11/2024
Procurador distrital de Filadélfia acusa Trump de "alegações selvagens"
Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 horas
O procurador distrital de Filadélfia, o democrata Larry Krasner, também desmentiu Donald Trump, após o republicano alegar que teria existido uma "batota massiva" no ato eleitoral da cidade.
"A única conversa sobre batota massiva veio de um dos candidatos, Donald J. Trump. Não existe qualquer base factual no âmbito da aplicação da lei que apoie esta alegação selvagem", escreveu na rede social X.
"Se Donald J. Trump tem factos que sustentem as suas alegações selvagens, queremo-los agora. Agora mesmo", acrescentou.
"Hot Jesus" (Diogo Morgado) foi 'observador eleitoral' nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto | há 2 horas
Todos os olhos estão postos nos Estados Unidos e os olhares mais atentos podem mesmo fazer algumas descobertas insólitas... Em São Francisco, na Califórnia, os eleitores votaram perante aquele que ficou conhecido como "Hot Jesus" - Diogo Morgado.
Ora veja:
Veja as imagens e perceba.
Notícias ao Minuto | 23:34 - 05/11/2024
Milhares de bolentins de voto serão recontados após "erro humano"
Notícias ao Minuto | há 2 horas
As autoridades eleitorais de Milwaukee, no estado do Wisconsin, vão recontar entre 31 mil e 106 mil boletins de voto, após os funcionários não terem fechado corretamente as portas que cobriam os controlos de 13 máquinas de contagem de votos da cidade.
Segundo a Sky News, que cita Jeff Fleming, porta-voz do presidente da Câmara de Milwaukee, não havia indícios de adulteração e a recontagem foi feita "com muita cautela". Em causa esteve um "erro humano", sublinhou.
"Batota" em Filadélfia? Comissário republicano desmente Trump
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora
Seth Bluestein, o comissário republicano de Filadélfia, desmentiu, esta terça-feira, o candidato Donald Trump, que afirmou que havia uma "batota massiva" no ato eleitoral do estado.
"Não há qualquer verdade nesta alegação. Trata-se de mais um exemplo de desinformação. A votação em Filadélfia tem sido segura e protegida", adiantou Bluestein, que é um dos três funcionários da comissão encarregada de supervisionar a votação em Filadélfia, na rede social X.
Recorde-se que esta noite Donald Trump adiantou na sua rede social, a Truth Social, que "se fala muito de batota massiva em Filadélfia" e que a polícia estaria a "chegar". Contudo, à CNN Internacional, o Departamento de Polícia de Filadélfia disse que não sabia a que é que Trump se estava a referir e que não tinha conhecimento de quaisquer problemas com a votação.
Donald Trump referiu terça-feira rumores de "fraudes massivas" nas operações eleitorais em Filadélfia, sem apresentar provas das acusações, negadas pelas autoridades.
Lusa | 00:21 - 06/11/2024
Geórgia. Após ameaças, cerca de 10 mesas de voto encerrarão mais tarde
Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 horas
Cerca de 10 mesas de voto de vários condados da Geórgia vão ficar abertas até mais tarde, após as autoridades terem recebido denúncias de ameaças, levando a que algumas secções de voto fossem "encerradas durante um curto período de tempo".
"É provavelmente um número de 10, mais ou menos", disse o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, citado pela CNN Internacional.
Assim, algumas mesas de voto estarão abertas "cerca de 20 a 40 minutos" após a hora de fecho, que deveria ser pelas 19h00 locais (00h00 em Lisboa).
Começam a fechar as urnas em alguns condados dos Estados Unidos
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora
Começaram a fechar as primeiras urnas nos Estados Unidos da América. Segundo a imprensa internacional, a votação terminou na maioria dos condados do estado do Indiana e em metade do Kentucky.
Algumas assembleias de voto em Indiana e Kentucky encerraram às 18h00 locais (23h00 em Lisboa), as primeiras nas eleições presidenciais norte-americanas, que opõem a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.
Lusa | 23:41 - 05/11/2024
A 1.ª mulher ou EUA grandes... outra vez? Norte-americanos foram às urnas
Notícias ao Minuto | há 2 horas
Eleger a primeira mulher presidente ou fazer os Estados Unidos grandes outra vez. Foram estas as duas (principais) opções dos milhões de eleitores norte-americanos que, esta terça-feira, dia 5 de novembro, se dirigiram às urnas e votaram nestas eleições que - independentemente do vencedor - são desde já marcantes para a história do país.
De Nova Iorque à Califórnia, muitas foram as imagens captadas dos eleitores a fazerem a sua escolha sobre quem querem 'à frente' dos destinos dos Estados Unidos nos próximos quatro anos. Será Kamala Harris ou Donald Trump?
Veja as eleições em imagens.
Trump ou Harris? Independentemente da escolha, noite será histórica
Notícias ao Minuto | há 2 horas
Esta noite eleitoral será histórica para os Estados Unidos, quer vença Donald Trump ou Kamala Harris. Eis porquê:
Se Donald Trump vencer, será o primeiro novo presidente a ser indiciado e condenado por um crime e poderá ter o poder de encerrar outras investigações federais pendentes contra si. O magnata tornar-se-á também o segundo presidente na história dos Estados Unidos a conquistar mandatos não consecutivos na Casa Branca, depois de Grover Cleveland, no final do século XIX.
A democrata Kamala Harris, por sua vez, poderá ser a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a chegar à Sala Oval, quatro anos depois de ter quebrado as mesmas barreiras ao tornar-se vice-presidente.
A que horas fecham as urnas nos diferentes estados?
Márcia Guímaro Rodrigues | há 21 minutos
Fique a par de quando irão fechar as urnas nos diferentes estados norte-americanos, no horário de Lisboa:
00h00: Geórgia, Indiana, Kentucky, Carolina do Sul, Virgínia e Vermont.
00h30: Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental.
01h00: Pensilvânia, Oklahoma, Missouri, Tennessee, Mississippi, Alabama, Florida, Ilinois, Maine, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Jersey, Delaware, Maryland e Washington DC.
01h30: Arkansas.
02h00: Arizona, Michigan, Wisconsin, Wyoming, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Iowa, Kansas, Texas. Louisiana, Novo México, Colorado, Minnesota, Nova Iorque e o segundo distrito do Nebraska.
03h00: Nevada, Utah e Montana.
04h00: Idaho, Califórnia, Oregon e Washington.
05h00: Havai.
06h00: Alasca.
Washington e Florida. Eis onde Harris e Trump acompanham o dia eleitoral
Lusa | há 3 horas
A vice-presidente e candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, vai passar o dia eleitoral na Casa Branca, enquanto o adversário republicano, Donald Trump, estará na Florida, ambos sob apertado dispositivo policial.
Para o dia eleitoral, os Serviços Secretos já montaram um forte dispositivo de segurança, reforçando os piquetes em Washington, onde estará Kamala Harris, e em Palm Beach, na Florida, onde estará Donald Trump.
Para recordar...
Notícias ao Minuto | há 3 horas
- "Muitas pessoas dizem que Deus me salvou para salvar a América". Donald Trump teceu duras críticas a Kamala Harris, que disse ser "uma pessoa de QI muito baixo", durante o seu último comício da campanha eleitoral. O candidato republicano alegou ainda que "muitas pessoas" lhe dizem que Deus o salvou "para salvar a América".
- "Esta noite, terminamos como começámos - com otimismo, com energia". A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, assegurou que a sua equipa estava "otimista e entusiasmada" com as eleições, ainda que tenha exortado os eleitores a fazerem ouvir a sua voz, dado que a Pensilvânia poderá "decidir o resultado".
- Vários estados republicanos tentam impedir observadores eleitorais. Vários estados norte-americanos controlados pelos republicanos estão a tentar bloquear a observação eleitoral por parte do Departamento de Justiça nas eleições de hoje, rompendo com uma tradição de décadas, segundo relataram as agências internacionais.
- Ameaças obrigaram a fechar algumas secções de voto no Estado da Geórgia. O Departamento de Polícia do condado de Fulton, no Estado da Geórgia, informou hoje que recebeu várias denúncias de ameaças recebidas nos centros de votação para as eleições residenciais.
Início de cobertura
Márcia Guímaro Rodrigues | há 3 horas
Boa tarde!
Damos início a um acompanhamento AO MINUTO da noite eleitoral para a presidência dos Estados Unidos.
Pode recordar as notícias desta tarde no link abaixo:
Acompanhe aqui AO MINUTO as eleições norte-americanas.
Notícias ao Minuto | 08:56 - 05/11/2024