Saída de Biden? "Se tivesse sido mais cedo, teria sido diferente"
A democrata Nancy Pelosi falou com o New York Times acerca das eleições nos Estados Unidos, considerando que a demora na saída da corrida por parte de Joe Biden foi tardia.
© John Lamparski/Getty Images
Mundo Eleições EUA
Nancy Pelosi, antiga presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, defende que a saída tardia de Joe Biden da corrida presidencial teve impacto no resultado, que deu a vitória a Donald Trump.
A democrata falou com o New York Times e, no podcast 'The Interview', a ser emitido na íntegra no sábado, falou sobre os resultados e o processo.
"Se o presidente tivesse saído mais cedo [...], talvez houvesse outro candidato. A expectativa era a de que se o presidente se afastasse, houvesse umas eleições primárias abertas", afirmou ao podcast.
Sublinhando que Kamala Harris, que apoiou, poderia ter ido mais longe nesta corrida, lembra que isso não aconteceu. "Vivemos com o que aconteceu. E como o presidente apoiou Kamala Harris imediatamente, tornou-se quase impossível a realização de primárias nessa altura. Se tivesse sido muito mais cedo, teria sido diferente", defendeu.
Depois de insistir que ia defrontar Donald Trump até ao fim, Joe Biden saiu da corrida presidencial a 21 de agosto, apoiando a sua 'vice' numa eventual candidatura. Segundo terá sido fundamental na decisão de Biden, tendo sido uma das vozes que tiveram mais efeito junto de Biden aquando da tomada da decisão.
Pelosi falou ainda sobre outras situações que decorreram da derrota de Kamala, tais como os comentários do democrata Bernie Sanders, que teceu duras críticas ao Partido Democrata, dizendo que este "abandonou a classe trabalhadora".
"Com todo o respeito, e tenho muito respeito por ele, pelo que defende, mas não o respeito por dizer que o Partido Democrata abandonou as famílias da classe trabalhadora", afirmou.
Leia Também: Obama encoraja democratas a irem votar perante luta renhida nas urnas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com