Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

Inglaterra vai oferecer comprimido "revolucionário" para deixar de fumar

A vareniclina passará a ser mais uma opção para as pessoas que utilizam os serviços do sistema público de saúde de Inglaterra para deixar de fumar. Medicamento genérico pertence empresa farmacêutica Teva UK.

Inglaterra vai oferecer comprimido "revolucionário" para deixar de fumar
Notícias ao Minuto

10:26 - 12/11/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Saúde

O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) vai oferecer um comprimido "revolucionário" a milhares de fumadores que estão a tentar deixar de fumar.

 

Segundo informou o NHS, cita a Sky News, trata-se de vareniclina, um medicamento que pode ser mais eficaz do que as pastilhas ou os adesivos de substituição da nicotina. 

O comprimido diário tem o objetivo de reduzir os desejos e os efeitos agradáveis da nicotina, que mantêm as pessoas dependentes, e ajuda a combater os sintomas de abstinência, como a irritabilidade. 

Normalmente, o tratamento durante 12 semanas. 

A University College London estima que o medicamento possa ajudar mais de 85 mil pessoas por ano e evitar até 9. 500 mortes relacionadas com o tabagismo nos próximos cinco anos. 

A imprensa britânica recorda que uma versão de marca deste comprimido, conhecida como Champix, foi prescrita anteriormente, mas depois retirada pela Pfizer em 2021 como precaução após a descoberta de uma impureza.

Contudo, o NHS disse que uma versão genérica do medicamento, da empresa farmacêutica Teva UK, foi agora aprovada e designada como segura pela Autoridade Reguladora e de Saúde de Medicamentos. 

Amanda Pritchard, diretora executiva do NHS de Inglaterra, disse que o fornecimento de vareniclina irá poupar mais de 500 milhões de libras, mais de 600 milhões de euros, aos contribuintes. 

Leia Também: Reino Unido descarta que Trump "vá retirar o país" da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório