A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet, na sigla em espanhol) emitiu, esta terça-feira, um novo aviso para chuvas fortes e torrenciais, numa altura em que o país ainda luta contra a destruição deixada pelo mau tempo do passado dia 29 de outubro.
Segundo a Aemet, durante o dia de hoje prevê-se que uma DANA "se desloque de França em direção à Península Ibérica e às ilhas Baleares", permanecendo, pelo menos, até sexta-feira, dia 15.
"O aumento da instabilidade será acompanhado da entrada de um fluxo húmido mediterrânico de leste, pelo que é muito provável a ocorrência de precipitação muito forte e persistente, localmente torrencial, acompanhada de trovoadas e de tempestades marítimas nas Baleares e no Mediterrâneo" e, a partir de quinta-feira, "também na parte ocidental da Andaluzia".
Segundo a Aemet, é igualmente provável que a precipitação afete, "embora com menor intensidade", outras zonas do "centro e sudoeste da península e a zona cantábrica, com neve nos sistemas montanhosos".
A precipitação na região mediterrânica intensificar-se-á já hoje, "com maior probabilidade no sul do arquipélago das Baleares, sendo especialmente intensa nas Pitiusas e em Maiorca". Além disso, "os aguaceiros intensificar-se-ão também noutras zonas da costa mediterrânica, entre Barcelona e Almeria, sendo mais provável na costa norte de Castellón, na costa sul de Tarragona e nas zonas próximas da costa de Múrcia, bem como bem como, nas últimas horas, na costa sul de Valência e na costa norte de Alicante, onde poderão ser atingidas intensidades muito fortes".
Na quarta-feira também se prevê a ocorrência de precipitação muito forte, "principalmente em Málaga, a norte de Alicante, a sul de Valência, a norte de Castellón e a sul de Tarragona".
Na quinta-feira há uma "grande incerteza", mas o cenário mais provável é de que afetará o sudoeste da Península Ibérica e o oeste da Andaluzia.
"Para este dia, a precipitação mais forte é novamente esperada ao longo da costa de Valência e em Málaga" e também "nas costas do oeste da Andaluzia e junto ao Estreito de Gibraltar".
"Ainda com mais incerteza, prevê-se a continuação de precipitação na sexta-feira em partes da região mediterrânica, mas menos intensa e mais dispersa. Neste dia, a maior probabilidade de precipitação corresponde ao quadrante sudoeste, principalmente nas costas do oeste da Andaluzia, onde os aguaceiros poderão ser muito fortes", indica.
A partir de sábado, espera-se "um afastamento da DANA em direção ao Atlântico, com a consequente diminuição da probabilidade e intensidade da precipitação".
Há vários avisos 'laranja' ativos. Algumas zonas de Valência já suspenderam as aulas de quarta-feira.
🟠AVISOS NARANJAS | Peligro importante.
— AEMET (@AEMET_Esp) November 12, 2024
Para la tarde/noche de este martes y a lo largo del miércoles esperamos lluvias muy fuertes y persitentes en zonas de Baleares, Cataluña, Comunitat Valenciana y Andalucía.
¡Precaución! Puede haber algunos desbordamientos e inundaciones. pic.twitter.com/BoV9oMF1v7
De realçar que Portugal também irá ser afetado por este evento meteorológico.
Recorde-se que Espanha viveu momentos aterradores devido a uma DANA, que provocou graves inundações, sobretudo na comunidade valenciana. Há registo de mais de 220 mortos.
[Notícia atualizada às 14h48]
Leia Também: Portugal envia força conjunta para fazer "a diferença"