Uma anta e uma capivara são as protagonistas de uma amizade improvável no Bioparque Los Ocarros, em Villavicencio, Colômbia. Segundo conta a imprensa local, a anta, de cinco anos, decidiu acolher a capivara, atualmente com cerca de um ano, após esta ficar órfã.
A capivara chegou ao Bioparque Los Ocarros ferida, depois de os pais terem sido assassinados durante uma caça ilegal. "Foi internada no centro de cuidados e avaliação de animais selvagens. Aqui foi tratada, tratámos a infeção que tinha, entrou no programa de criação artificial e, quando atingiu um tamanho prudente, juntámo-la à anta fêmea que temos aqui no bioparque", explicou o veterinário Pablo Felipe Cruz ao canal colombiano Notícias Caracol.
A decisão de juntar a capivara à anta surgiu após a cria ter sido rejeitada pelos animais da sua própria espécie e de a anta ter mostrado um instinto maternal. Pouco a pouco, ensinou a capivara a comer e até a esconder-se da chuva.
"Ensina-a quando pode haver perigo. Quando ela sente alguma ameaça, um barulho alto, um trovão, normalmente responde fugindo, e a capivara repete esse comportamento de fuga", disse Alejandra Pardo, bióloga do bioparque.
A anta e a capivara são inseparáveis e fazem tudo juntas, incluindo dormir. E até quando chove "mantêm-se juntas para se aquecerem".
Pode ver nos vídeos abaixo a interação entre os dois animais:
Leia Também: Cinco crias de urso regressam à natureza após reabilitação. Há imagens