O ex-soldado do exército britânico Daniel Khalife foi considerado culpado por espionagem para o Irão. O jovem recolheu várias informações e passou-as para o Teerão, tendo-se descoberto que reunia nomes de militares das forças especiais.
Segundo a BBC, o jovem, de 23 anos, admitiu ter fugido da prisão de Wandsworth, em Londres, em setembro de 2023, depois de se ter amarrado a um camião de comida durante o seu julgamento no Woolwich Crown Court.
A sentença deverá ser conhecida no próximo ano, tendo um juiz afirmado no Woolwich Crown Court que a pena de prisão deverá ser longa.
Khalife é acusado de crimes de terrorismo e infração da Lei dos Segredos Oficiais.
De acordo com os procuradores, Daniel Khalife fez um "jogo cínico", depois de ter contactado um homem que estaria ligado ao Corpo Revolucionário Islâmico do Irão, após se ter alistado no exército em 2018 e antes de ter dito aos serviços secretos que queria ser um agente duplo.
A estação televisiva diz ainda que o jovem negou ter enviado uma lista de nomes aos iranianos e que a informação enviada era maioritariamente falsa.
Daniel Khalife foi altamente procurado depois de ter escapado da prisão, tendo sido preso 75 horas mais tarde quando foi apanhado a andar de bicicleta.
Leia Também: Irão considera cessar-fogo no Líbano derrota para Israel