Bear, um cão polícia reformado que se encontrava a recuperar de uma cirurgia, resgatou um homem vulnerável que estava desaparecido em East Sussex, na Inglaterra.
Segundo conta a Sky News, o pastor-alemão estava a ser passeado pela sua dona e ex-agente da polícia, Julia Pope, quando encontrou o homem e "entrou imediatamente em modo de trabalho".
"Começou a indicar em direção a uma área de vegetação rasteira densa", disse explicou a dona. "Depois arrastou-nos até lá, onde localizou e alertou-nos para um homem vulnerável".
O homem encontrava-se "confuso, molhado e com frio". "Tinha caído e não conseguia levantar-se sem ajuda. Não sei se ele teria sobrevivido à noite, pois estava extremamente frio e quase escuro nessa altura, sem mais ninguém nas imediações", acrescentou Pope.
Posteriormente, a ex-polícia descobriu que "o homem era uma pessoa desaparecida vulnerável que os agentes tinham estado a procurar sem qualquer sucesso."
Bear, que celebrou o 12.º aniversário no dia em que voltou a ser herói, reformou-se em 2020, altura em que foi adotado por Pope. Após a reforma, Bear continuou a trabalhar como cão de apoio, mas recentemente enfrentou vários problemas de saúde.
No verão, foi submetido a uma ressonância magnética de emergência e a uma cirurgia para tratar quatro hérnias discais na coluna vertebral. Já duas semanas antes de encontrar o homem desaparecido, foi submetido a uma nova cirurgia para remover dois tumores benignos e esta foi a primeira caminhada após a operação.
Leia Também: Detetado novo serotipo da doença da língua azul em Portugal esta semana