O governo russo deu instruções ao Ministério da Defesa e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e a outras instituições russas para conduzirem negociações com a Nicarágua, com vista a assinarem um documento de cooperação militar.
Segundo a Agência EFE, o projeto visa desenvolver um acordo de cooperação militar a longo prazo entre os dois países e incluirá a troca de informações sobre questões militares de interesse mútuo, bem como a coordenação de esforços para enfrentar conjuntamente desafios e ameaças à segurança e estabilidade globais e regionais.
Este projeto entre países prevê a interação no âmbito das organizações e fóruns internacionais de segurança e o intercâmbio de experiências e informações sobre questões relacionadas com a aplicação das doutrinas militares nacionais.
A Rússia propõe a criação de um grupo de trabalho conjunto para coordenar este projeto que terá um vínculo de cinco anos e que será automaticamente renovado por mais cinco, a menos que as partes, com pelo menos seis meses de antecedência, manifestem a intenção de se retirarem do tratado.
A aliança entre a Rússia e a Nicarágua data o final da década de 70, altura em que o governo russo forneceu armamento soviético às Forças Armadas nicaraguenses. Esta aliança mantém-se atualmente e vai além do apoio militar e material, mas também pelo apoio político nas principais organizações internacionais, acrescenta a Agência EFE.
Leia Também: Tribunal russo prende empresário acusado de organizar viagens LGBT