Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, pediu, esta quinta-feira, aos seus apoiantes que lhe desenhassem uma "lápide do povo" como símbolo da sua luta política contra o Kremlin.
Num vídeo, citado pela agência de notícias Reuters, Navalnaya - que assumiu o lugar do marido na oposição russa - explicou que estava a organizar um concurso para o desenho da lápide e instou os apoiantes a apresentar ideias até ao final de janeiro.
"E que não seja apenas um monumento, mas um símbolo. Para alguns, um símbolo de esperança. Para alguns, um símbolo de força e de luta. Para alguns, um símbolo daquilo por que passámos juntos. E um símbolo de como a liberdade é cara", frisou.
"Este monumento é uma forma de dizer que não esquecemos Alexei e as suas ideias. E nunca esqueceremos", acrescentou.
— Yulia Navalnaya (@yulia_navalnaya) December 5, 2024
Navalnaya e a família de Alexei Navalny irão escolher os três desenhos preferidos, que depois irão ser votadas pelos apoiantes. O resultado final será conhecido a 16 de fevereiro, quando se assinala o primeiro aniversário do opositor russo.
Navalny, recorde-se, morreu subitamente depois de dar um passeio na penitenciária IK-3 na cidade de Jarp, no Ártico, e encontra-se enterrado num cemitério em Moscovo.
Leia Também: Retirada licença a jornal russo que publicou Navalny na capa após a morte