Lula vai ao Japão para ampliar agronegócio e abrir negociações com Mercosul

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, estará no Japão, em visita de Estado, a partir do dia 24 de março para acelerar a abertura do mercado ao agronegócio brasileiro e abrir negociações comerciais com o Mercosul, disseram hoje fontes do Governo.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/03/2025 17:24 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Lula da Silva

"Existe um empenho político de fazer avançar esse assunto" até porque o "Brasil é um grande produtor de produtos do agronegócio, muito competitivo, seguro e responsável", frisou hoje, em conferência de imprensa, no Palácio Itamaraty, em Brasília, o secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Paes Saboia.

 

Na viagem, Lula da Silva, acompanhado pela sua mulher, Janja, será recebido pelo Imperador Naruhito e terá reuniões de trabalho com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.

Para além disso, durante a visita de Estado que decorre de 24 a 27 de março, vai ser realizado um fórum empresarial com a participação de cerca de 500 empresários dos setores do agronegócio, espacial, energia, logística e siderurgia.

Outro dos objetivos do Governo brasileiro, segundo o embaixador Eduardo Paes Saboia, auscultar o possível interesse do Japão em abrir negociações comerciais com o Mercosu, bloco constituído pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, estando a Bolívia em vias de adesão.

A presidência semestral do bloco está atualmente nas mãos da Argentina, que será sucedida pelo Brasil no segundo semestre do ano.

Depois do Japão, Lula da Silva segue para a capital vietnamita de Hanói (27 a 29 de março), também para uma visita de Estado, com o objetivo de reforçar as relações comerciais e políticas entre os dois países.

Leia Também: Brasil aumenta capacidade de produção de aço perante ameaças de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas