Marta, uma médica do Hospital Virgen Macarena, em Sevilha, foi diagnosticada com leucemia há dois meses. Com dois filhos e ainda sem dador compatível, a mulher fez um comovente apelo nas redes sociais que já se tornou viral em Espanha.
"Há dois meses foi-me diagnosticada uma leucemia e isso mudou a minha vida e a da minha família", começa por dizer no vídeo.
Foram os seus dois filhos, Alejandro e Maria, o motivo de ter avançado com este apelo à dádiva de medula óssea publicamente.
"Adoro o meu trabalho, mas do que mais gosto é de ser mãe do Alejandro e da Maria. É por isso que me dirijo a vocês, para que possam ajudar pessoas como eu. Doe medula óssea, pode ligar-nos à vida", pediu Marta, com o rosto cansado, mas voz confiante.
Como pode tornar-se dador de medula?
Pode tornar-se dador de medula óssea em Portugal e salva a vida de outra pessoa em qualquer parte do mundo. O sistema é eficaz e garante que a dádiva chega a quem mais precisa.
No entanto, segundo a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) há algumas condições que tem de cumprir antes de se inscrever como potencial dador: ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1,5 metros, ser saudável e nunca ter recebido transfusões após de 1980, mas não precisa de estar em jejum.
Para se registar pode ir a qualquer brigada móvel pelo país ou dirigir-se ao Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Coimbra ou Porto. Só terá de preencher um formulário impresso e tirar uma "pequena amostra de sangue, nada mais".
Leia Também: Justiça contra florista cuja filha morreu de leucemia devido a pesticidas