Um vídeo que mostra a destruição de uma estátua do antigo presidente da Síria Hafez al-Assad, pai do atual chefe de Estado, Bashar al-Assad, está a circular nas redes sociais.
As imagens mostram o momento de tensão, depois de os rebeldes liderados pelos islamitas terem tomado Hama, a quarta maior cidade do país.
Em Hama, vários jovens festejaram a conquista do local, conseguida numa ofensiva-relâmpago e gritaram "liberdade para a eternidade" de Assad, referindo-se ao atual líder do país.
O momento é peculiar, dado que relembra imagens com mais alguns anos - quando uma estátua de Saddam Hussein foi derrubada numa praça de Bagdade.
A estátua de 12 metros foi derrubada em 2003, por soldados norte-americanos, e correram o mundo, simbolizando a queda do ditador. Hussein morreu três anos depois.
© MUHAMMAD HAJ KADOUR/AFP via Getty Images
Desde a ofensiva liderada pelo grupo radical islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) no noroeste da Síria que, no espaço de uma semana, o número de mortes contabilizadas é de 826, incluindo 111 civis, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
O avanço rápido do HTS, um grupo armado ligado ao ramo sírio da Al-Qaeda, permitiu a conquista de uma grande parte de Alepo, o avanço mais significativo em 13 anos de guerra.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Iraque anuncia conferência internacional sobre conflito na vizinha Síria