A polícia de Nova Iorque divulgou, no sábado, novas fotografias do suspeito do assassinato do CEO de uma seguradora de saúde norte-americana, em plena via pública.
Uma das imagens mostra o alegado assassino de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, num táxi, já depois do crime. O suspeito aparece a olhar diretamente para a câmara, enquanto espreita através de uma janela divisório do veículo para falar com a taxista.
De acordo com a polícia, o homem apanhou um táxi na zona do Central Park, mas não se sabe se a imagem é exatamente dessa viagem.
Noutra fotografia, o homem é visto a usar um capuz e um casaco preto enquanto caminha na rua.
UPDATE: Below are photos of a person of interest wanted for questioning regarding the Midtown Manhattan homicide on Dec. 4.
— NYPD NEWS (@NYPDnews) December 8, 2024
The full investigative efforts of the NYPD are continuing, and we are asking for the public's help—if you have any information about this case, call the… https://t.co/U4wlUquumf pic.twitter.com/243V0tBZOr
Já hoje, a polícia também revelou que encontrou a mochila do suspeito, que tinha um casaco e dinheiro falso do jogo de tabuleiro Monopólio.
Recorde-se que cada invólucro de bala tinha escrita a marcador: "Depose", "Delay", e "Deny", ("Depor", "Atrasar" e "Defender"), numa aparente referência a um livro de 2010 - 'Delay, Deny, Defend', que fazia duras críticas ao setor dos seguros de saúde.
De acordo com o 'mayor' de Nova Iorque, Eric Adams, os detetives sabem o nome do suspeito, que está fugido desde o crime, na quarta-feira.
Perto da cena do crime, recorde-se, foi também encontrado um telemóvel, assim como uma garrafa de água de onde foram retirados vestígios de ADN.
A polícia divulgou também, na quinta-feira, imagens que mostram o rosto do suposto atirador, apelando ao depoimento de testemunhas do crime. As fotos foram tiradas de câmaras de vigilância de um albergue da juventude onde, segundo os investigadores, o atirador se teria alojado.
O suspeito foi visto na quarta-feira após o homicídio, através de câmaras de videovigilância, a entrar numa estação rodoviária de Manhattan, sem que a sua saída do alojamento tivesse sido notada, confirmou um porta-voz da polícia à AFP.
O FBI está a ajudar a polícia de Nova Iorque nas buscas e ofereceu uma recompensa de 50 mil dólares por informações que levassem à captura do suspeito.
As imagens de videovigilância mostram Brian Thompson a caminhar, às 06h45 de quarta-feira em direção à entrada de um hotel onde seria realizada uma conferência de investidores, quando um homem encapuzado e armado disparou sobre ele.
O presidente executivo da UnitedHealthCare desmaiou e foi declarado morto no hospital, 30 minutos depois.
Segundo a polícia, o suspeito esperava por ele, depois fugiu a pé e de bicicleta elétrica, antes de desaparecer no pulmão verde de Manhattan, que desde então está sob escrutínio.
A UnitedHealthCare fornece serviços de seguro de saúde para mais de 50 milhões de americanos, tem 440 mil funcionários e gerou 371 mil milhões de dólares em receitas, em 2023.
Leia Também: Cerco ao suspeito de matar CEO em Nova Iorque "está a apertar-se"