Incêndio em Malibu cresce mas autoridades apontam para melhoria do tempo

Autoridades do sul da Califórnia registaram um crescimento significativo durante a noite de um incêndio florestal em Malibu, mas os meteorologistas informam que se espera hoje uma melhoria das condições meteorológicas.

Notícia
AnteriorSeguinte

© REUTERS

Lusa
12/12/2024 00:04 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Malibu

Los Angeles, 11 dez 2024 (Lusa) - Autoridades do sul da Califórnia registaram um crescimento significativo durante a noite de um incêndio florestal em Malibu, mas os meteorologistas informam que se espera hoje uma melhoria das condições meteorológicas.

 

O incêndio que deflagrou na segunda-feira cresceu para mais de 16 quilómetros quadrados e obrigou milhares de pessoas a abandonar as suas casas em Malibu está a ser combatido por mais de 1.500 bombeiros.

"O terreno profundo e acidentado, juntamente com os ventos fortes e a baixa humidade, continuam a representar desafios para os bombeiros", afirmou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, ou Cal Fire, numa atualização do incidente.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que os ventos mais fortes de Santa Ana, com rajadas que chegaram a atingir 64 quilómetros por hora, já passaram.

 "Estamos muito melhor esta manhã do que nas últimas 30 horas", disse o presidente da câmara de Malibu, Doug Stewart, numa conferência de imprensa na quarta-feira.

Apesar de se esperar que o tempo melhore, os meteorologistas afirmam que as rajadas de vento continuarão a soprar até de manhã, especialmente nas montanhas, e que as condições críticas de incêndio se mantêm.

 O chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony C. Marrone, disse que o incêndio, apelidado de Franklin Fire, cresceu quase 40% durante a noite. Pelo menos 7.500 estruturas, a maioria casas, ficaram sob ameaça, com pelo menos 12.600 pessoas sob ordens de evacuação, incluindo as casas de celebridades como Cher e Dick Van Dyke, segundo as autoridades.

Uma das zonas mais afetadas foi Malibu, uma comunidade com cerca de 10.000 pessoas na extremidade ocidental de Los Angeles que aparece em muitos filmes de Hollywood. As chamas arderam perto de quintas de cavalos, de mansões à beira-mar de celebridades e da Universidade Pepperdine, onde os estudantes foram obrigados a abrigar-se no campus pela segunda noite na terça-feira.

O fogo aproximou-se novamente do campus quando os ventos ganharam velocidade a partir do final da tarde de terça-feira, disse hoje o porta-voz da universidade, Michael Friel. "Literalmente, podia-se ver as chamas do topo da colina a partir do campus", disse.

A maioria dos estudantes já tinha deixado o campus durante uma pausa na atividade do fogo, mas as várias centenas que permaneceram foram reunidas no campus sob a segunda ordem de abrigo no local a partir da tarde de terça-feira. A ordem foi levantada ao amanhecer, depois de o fogo se ter aproximado do limite do campus, onde o mato foi limpo e ficou sem combustível, disse Friel.

 "Arde, volta a crescer, e nós somos resistentes e fortes", disse o presidente da câmara, Doug Stewart, na terça-feira.

Dick Van Dyke, uma das muitas celebridades com casa em Malibu, disse numa publicação no Facebook que ele e a sua mulher, Arlene Silver, evacuaram a casa quando o fogo se aproximava.

Já Cher foi evacuada da sua casa e está hospedada em um hotel, confirmou a sua publicitária, Liz Rosenberg, na terça-feira.

O incêndio deflagrou pouco antes das 23 horas de segunda-feira e deslocou-se rapidamente para sul, saltando sobre a famosa Pacific Coast Highway e estendendo-se até ao oceano, onde as grandes casas se alinham na praia e os desfiladeiros interiores acidentados são notoriamente propensos a incêndios.

Segundo a AP, não se sabe ao certo como é que o incêndio começou. O chefe do corpo de bombeiros disse que sete estruturas tinham sido destruídas e nove outras tinham sido danificadas.

Leia Também: Incêndio ameaça casas e há alerta de retirada em Malibu

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas