O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito, na quinta-feira, pela segunda vez, a 'Personalidade do Ano' pela revista Time.
O republicano, recorde-se, já tinha sido eleito 'Personalidade do Ano' pela revista em 2016, ano em que foi eleito para a presidência dos Estados Unidos pela primeira vez. No entanto, não é o único presidente norte-americano a ser distinguido pela Time duas vezes.
O mesmo aconteceu com Barack Obama em 2008 e 2012. Por seu lado, Ronald Reagan surgiu na revista em 1980 e em 1983 como 'O Homem do Ano'.
Já Franklin D. Roosevelt é o único presidente norte-americano a ser distinguido três vezes pela Time.
Além disso, note-se, foram várias as figuras polémicas distinguidas, como o ditador Joseph Stalin, que figurou na capa da revista em 1939 e 1942. Já Mikhail Gorbachev recebeu distinções em 1987 e 1989.
Ao anunciar Trump, na quinta-feira, a Time apontou que "há 97 anos que os editores da TIME escolhem a Personalidade do Ano: o indivíduo que, para o bem ou para o mal, mais contribuiu para moldar o mundo e as manchetes dos jornais nos últimos 12 meses. Em muitos anos, essa escolha é difícil. Em 2024, não foi".
A Time destacou que "desde que começou a candidatar-se à presidência em 2015, talvez nenhum indivíduo tenha desempenhado um papel mais importante na mudança do curso da política e da história do que Trump".
Lembrando que Trump "chocou muitos ao ganhar a Casa Branca em 2026", a revista lembrou que o então presidente "conduziu os EUA durante um mandato caótico", que "terminou com a sua derrota nas eleições por sete milhões de votos" e provocou "o violento ataque ao Capitólio".
Ainda assim, quatro anos depois, o Donald Trump "despachou os seus rivais republicanos num tempo quase recorde" e, "durante semanas, fez campanha em grande parte a partir do tribunal de Nova Iorque, onde viria a ser condenado por 34 crimes".
"Por ter feito um regresso de proporções históricas, por ter conduzido um realinhamento político único numa geração, por ter reformulado a presidência americana e alterado o papel da América no mundo, Donald Trump é a Personalidade do Ano de 2024 da TIME", destacou a publicação.
Para trás, nesta edição, ficaram nomes como Kamala Harris, Kate Middleton, Elon Musk e Benjamin Netanyahu.
Leia Também: Trump vai restringir o aborto através da "expansão da objeção de consciência"