Costa garante apoio da União Europeia à Ucrânia "a qualquer custo"

O presidente do Conselho Europeu alertou que "esta guerra não é só sobre a Ucrânia".

Notícia

© JOHN THYS/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
19/12/2024 08:49 ‧ 19/12/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, garantiu, esta quinta-feira, ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, um "apoio a qualquer custo durante o tempo que for necessário para um futuro em paz".

 

"É para mim uma grande honra estar ao lado do Presidente Zelensky nesta que é a primeira vez que presido ao Conselho Europeu. [...] No que diz respeito à Ucrânia, temos de ser muito claros: vocês podem contar com o nosso apoio total e incondicional, custe o que custar, e durante o tempo que for necessário, agora na guerra e no futuro na paz, e queremos dar-vos as boas-vindas aqui, um dia, como membros da UE", disse Costa aos jornalistas, em Bruxelas, ao lado de Volodymyr Zelensky.

O ex-primeiro-ministro português afirmou que "um dia" quer dar as "boas-vindas à Ucrânia como membro da União Europeia".

"Esta guerra é na Ucrânia, é contra o povo ucraniano (...) Mas esta guerra não é só sobre a Ucrânia, é sobre a Europa e todo o mundo. A lei internacional tem de prevalecer", frisou.

Minutos depois, também falando aos jornalistas, o Presidente ucraniano pediu a António Costa: "Temos de contar novamente com a unidade entre os Estados Unidos e a Europa".

Numa altura de transição política norte-americana, quando Donald Trump se prepara para tomar posse, Volodymyr Zelensky vincou ser "muito difícil apoiar a Ucrânia sem a ajuda americana".

"E é isso que vamos discutir com o presidente Trump quando ele estiver na Casa Branca", concluiu.

Sublinhe-se que o presidente da Ucrânia participa, esta quinta-feira, em Bruxelas no primeiro Conselho Europeu presidido pelo novo líder da instituição, António Costa, cimeira que inaugura um novo formato de um dia, para ser mais eficaz, e que terá menos conclusões escritas.

Depois de, a 1 de dezembro, ter passado o primeiro dia do seu mandato em Kyiv para garantir o apoio da União Europeia (UE) à Ucrânia face à invasão russa, e de nessa altura ter convidado Volodymyr Zelensky para se deslocar a Bruxelas, António Costa preside hoje ao seu primeiro Conselho Europeu.

[Notícia atualizada às 09h07]

Leia Também: Zelensky participa no 1.º Conselho Europeu presidido por Costa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas