Tempestade de neve na Bósnia deixa milhares de casas sem eletricidade

Dezenas de milhares de casas ficaram hoje sem eletricidade na Bósnia-Herzegovina, sobretudo no norte do país, atingido por uma tempestade de neve e ventos fortes, anunciaram os distribuidores de eletricidade.

Notícia

© Denis Zuberi/Anadolu via Getty Images

Lusa
23/12/2024 15:10 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Bósnia

"Neste momento, cerca de 60.000 clientes estão sem eletricidade", afirmou a Elektroprivreda BiH, uma das três distribuidoras do país, em comunicado.

 

Cerca de 130.000 casas, instituições e empresas ficaram sem eletricidade durante várias horas durante a manhã, mas várias falhas já foram resolvidas pelas equipas enviadas para o local, segundo a mesma fonte.

"As falhas na rede foram provocadas desde a madrugada por uma forte queda de neve acompanhada de vento", explicou a distribuidora de eletricidade.

O cantão de Una-Sana, na região da cidade de Bihac (noroeste), foi o mais afetado, mas milhares de casas ficaram também sem eletricidade na região de Tuzla (nordeste) e Zenica (centro).

A Elektrokrajina, outro fornecedor que também distribui eletricidade no norte do país, indicou que os seus serviços foram gravemente interrompidos na região que abrange.

Cerca de 50 linhas elétricas de "média tensão" foram interrompidas, deixando várias cidades, entre as quais Prijedor (noroeste) e os seus arredores, e um grande número de aldeias parcialmente sem eletricidade.

"Todas as nossas equipas estão no terreno a reparar as avarias", informou a distribuidora em comunicado.

A tempestade deverá intensificar-se nos próximos dias, segundo o Instituto Meteorológico da Republika Srpska (RS), a entidade sérvia da Bósnia, que prevê até 100 centímetros de neve nas montanhas até terça-feira à noite.

O trânsito foi interrompido em muitas estradas durante o dia de hoje, particularmente no norte do país e nas zonas altas do centro da Bósnia.

O inverno no país balcânico foi particularmente seco e com pouca queda de neve entre 2023 e 2024, o que provocou uma descida do nível dos rios e dos lagos durante o ano.

Em outubro, 27 pessoas morreram em consequência de grandes inundações causadas por chuvas intensas, principalmente na região de Jablanica (sudoeste).

Leia Também: China diz ter cooperado na investigação sobre cabos danificados no Mar Báltico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas