Os turistas estão a aproveitar os últimos dias com acesso a aquecedores a gás em esplanadas, em Barcelona. É que, a partir de 1 de janeiro de 2025, os aparelhos estarão oficialmente proibidos, devido às suas emissões de carbono.
Esta proibição é o culminar de anos de negociações entre a Câmara Municipal e os comerciantes, que receiam que haverá um decréscimo do volume de negócios, uma vez que os clientes passarão a evitar as esplanadas ar livre durante o inverno, noticiou a agência Reuters.
A medida foi introduzida pela primeira vez em 2018, mas a autarquia permitiu que os aparelhos fossem eliminados de forma gradual, para dar tempo ao sector da hotelaria para se adaptar.
Ainda assim, os aquecedores elétricos com uma potência não superior a 150W/m2 continuarão a ser autorizados pelo menos entre 1 de novembro e 30 de abril, de acordo com um comunicado da Câmara Municipal, datado de 17 de dezembro.
Saliente-se que os aquecedores para áreas exteriores já são proibidos em França, país em que grupos de conservação de energia calculam que a sua utilização numa esplanada de 75 m2 durante os meses de inverno emita tanto CO2 como um carro que dá três voltas ao mundo.
Leia Também: Homem lança mulher desde quarto andar em Marbella. Vítima hospitalizada