Caçadores de tesouros dedicados a encontrar milhões de peças de Lego que caíram ao oceano há 27 anos, referem que foram encontradas este ano centenas de peças, incluindo a primeira registada de um tubarão.
O projeto Lego Lost at Sea dedica-se a encontrar e registar a descoberta de legos perdidos na água depois de uma onda ter afundado 62 contentores transportados pelo navio Tokio Express ao largo da costa de Land's End, em Inglaterra, a 13 de fevereiro de 1997, entre os quais um com milhões de peças de Lego.
A fundadora do projeto, Tracey Williams, referiu à BBC, que em 2024 houve centenas de peças descobertas, mas 'pescar' um tubarão é uma das primeiras do género. Foi um dos 51.800 perdidos no carregamento, mas foi a primeira vez que se sabe que um deles foi recuperado.
O pescador de Plymouth, Richard West, de 35 anos, encontrou o tubarão numa das suas redes ao largo de Penzance. "Soube imediatamente o que era porque havia tubarões no conjunto de navio pirata de Lego que tinha quando era pequeno", disse ao mesmo meio, acrescentando: "Não tem preço, é um tesouro!"
"Os tubarões afundam, o que explica porque é que tão poucos foram encontrados. Provavelmente há mais de 50.000 ainda no fundo do mar, alguns a dar à costa, outros em águas mais profundas", explicou Tracey.
"O objetivo principal do projeto é consciencializar para o problema do plástico nos oceanos - como chega lá, o que afunda, o que flutua, quanto tempo dura, até onde é que deriva — tanto na superfície do oceano quanto no fundo do mar — e o que acontece ao longo do tempo e quando se decompõe", rematou-
Leia Também: Um elétrico em tamanho real feito de Lego? Está exposto em Budapeste