Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas, na madrugada desta quarta-feira, depois de um veículo ter atropelado uma multidão na Bourbon Street, em Nova Orleães, no estado norte-americano do Louisiana.
A informação foi confirmada pela Nola Ready, agência governamental daquela cidade, que adiantou que os feridos foram transportados para cinco unidades hospitalares.
O suspeito atravessou barricadas e desceu a Bourbon Street de forma "muito intencional", antes de disparar contra os agentes no local, segundo disse a superintendente do Departamento de Polícia de Nova Orleães, Anne Kirkpatrick, citada pela CBS News.
"Este homem estava a tentar atropelar o maior número de pessoas possível", complementou, tendo detalhado que dois agentes da polícia foram atingidos pelos tiros, mas que se encontram estáveis.
O responsável terá sido morto pela polícia, segundo a ABC News.
A presidente da Câmara, LaToya Cantrell, apelidou o incidente de "ataque terrorista", ainda que um funcionário do FBI não o tenha caracterizou dessa forma.
O atropelamento ocorreu pelas 3h15 deste dia de Ano Novo (9h15 em Lisboa), de acordo com a afiliada da ABC WGNO.
🇺🇸 𝗖𝗮𝗿-𝗿𝗮𝗺𝗺𝗶𝗻𝗴 𝗮𝘁𝘁𝗮𝗰𝗸 𝗶𝗻 𝗡𝗲𝘄 𝗢𝗿𝗹𝗲𝗮𝗻𝘀
— The Global Beacon (@globalbeaconn) January 1, 2025
A tragic incident occurred in New Orleans where a driver in a pickup truck deliberately drove into a crowd, resulting in at least 10 fatalities.
This was followed by gunfire, exacerbating the chaos and… pic.twitter.com/ZOB0evjAjY
Testemunhas disseram à CBS News que um camião foi contra a multidão e que o condutor disparou uma arma, o que levou as autoridades a responder.
O governador do Louisiana, Jeff Landry, condenou o "terrível ato de violência" e apelou a que a população rezasse "por todas as vítimas e pelos primeiros socorristas no local". "Peço a todos os que estão perto do local que evitem a área", complementou, na rede social X (Twitter).
Ambulances still arriving to scene and at least 2 vehicles from the Orleans coroner’s office making it to Bourbon St scene after driver plowed into people @WGNOtv pic.twitter.com/8yKsf6hJm0
— LBJ (@lbjnola) January 1, 2025
A Nola Ready detalhou nas redes sociais que tinha ocorrido "um incidente com várias vítimas no Canal e na Bourbon Street", tendo apelado a que quem estivesse por perto se afastasse.
O incidente ocorreu no final das celebrações do Ano Novo em Nova Orleães e horas antes do pontapé de saída do AllState Bowl, um jogo de futebol americano universitário realizado no Caesars Superdome, na cidade, com a presença esperada de milhares de pessoas.
NOLAREADY: There has been a mass casualty incident on Canal and Bourbon Street. Get yourself away from the area. Visit https://t.co/AyuRn38guC for details.
— NOLA Ready (@nolaready) January 1, 2025
[Notícia atualizada às 14h26]
Leia Também: "Para, para, para". Controlador aéreo impede colisão em aeroporto dos EUA