"Dada a detenção prolongada do cidadão iraniano Mohammad Abedini por Itália, Paola Amadei, embaixadora de Itália em Teerão, foi hoje convocada", indicou o ministério num comunicado.
Acusado pela Justiça norte-americana de fornecer informações sobre tecnologias sensíveis, o engenheiro iraniano Mohammad Abedini foi detido em dezembro em Itália, a pedido de Washington. Outro cidadão iraniano, Mahdi Mohammad Sadeghi, foi detido nos Estados Unidos pelos mesmos motivos.
"A detenção de Mahdi Abedini é um ato ilegal solicitado pelo Governo dos Estados Unidos, que se inscreve nas intenções hostis (...) desse país de tomar como reféns cidadãos iranianos", acrescentou o ministério iraniano.
Esta detenção "não só atenta contra as relações de longa data entre o Irão e Itália, como também viola os princípios (...) do direito internacional", argumentou ainda.
A 19 de dezembro, pouco depois da detenção dos dois cidadãos iranianos, o Irão deteve a jornalista italiana Cecilia Sala, de 29 anos, em Teerão, onde esta se dirigira com um visto que lhe permitia trabalhar, argumentando que ela tinha "infringido as leis" do país durante a sua estada profissional.
Na quinta-feira, o chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, convocou o embaixador do Irão em Roma para exigir a "libertação imediata" da jornalista.
O Irão, que rejeita as acusações de que são alvo os seus dois cidadãos, exige também a sua libertação imediata.
Leia Também: Pais de jornalista italiana detida no Irão pedem prudência à imprensa