O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou esta sexta-feira que as bandeiras norte-americanas estejam a meia-haste, em homenagem ao antigo presidente democrata Jimmy Carter, durante a sua tomada de posse, a 20 de janeiro.
"Os democratas estão todos 'tontos' com o facto de a nossa magnífica bandeira americana poder estar a 'meio-mastro' durante a minha tomada de posse", disse Trump, citado pela agência de notícias Reuters.
"Eles acham que é tão bom e estão tão felizes com isso porque, na verdade, não amam o nosso país, só pensam neles próprios", acrescentou.
Em causa está o facto de o presidente cessante, Joe Biden, ter ordenado que as bandeiras fossem colocadas a meia-haste durante um período de 30 dias a partir da morte de Jimmy Carter, a 29 de dezembro. Trata-se de uma medida habitual quando morre um presidente ou antigo presidente dos Estados Unidos.
No entanto, afirmou Trump, a bandeira norte-americana estará a meia-haste "pela primeira vez durante a tomada de posse de um futuro presidente".
"Ninguém quer ver isto, e nenhum americano pode ficar contente com isto. Vamos ver como é que isto se desenrola", atirou.
À Reuters, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, frisou que a presidência norte-americana não tenciona reconsiderar a decisão.
O antigo presidente dos Estados Unidos, reconhecido com o prémio Nobel da Paz em 2002, morreu no domingo na sua casa em Plains, no estado norte-americano da Geórgia, aos 100 anos.
O funeral realiza-se em Washington D.C. no dia 9 de janeiro, data que foi também declarada por Joe Biden como dia de luto nacional. Donald Trump já confirmou que marcará presença.
Leia Também: Juiz confirma condenação de Donald Trump. Sentença será conhecida dia 10