"Um avião da EgyptAir chegou hoje, sábado, com 15 toneladas de ajuda humanitária, medicamentos e alimentos fornecidos pelo Crescente Vermelho Egípcio ao Crescente Vermelho Árabe Sírio", declarou o ministério num comunicado citado pela agência espanhola EFE.
O envio da ajuda insere-se no quadro da iniciativa do Egito de "apoiar o povo sírio irmão à luz dos laços populares históricos que unem os dois povos irmãos", disse o ministério.
A diplomacia do Cairo lembrou no comunicado que o Egito acolheu "um grande número de sírios irmãos no Egito" e forneceu "todos os serviços básicos aos membros da comunidade síria" no país.
Outros países, incluindo a Arábia Saudita e o Qatar, enviaram voos de ajuda a Damasco para ser distribuída por toda a Síria.
O avião do Egito chegou um dia depois de as autoridades do Cairo terem imposto novas restrições à entrada de sírios no país árabe, com exceção dos que têm residência não turística.
Após mais de uma década de guerra civil, o presidente Bashar al-Assad foi deposto em 08 de dezembro, quando forças rebeldes tomaram a capital da Síria, na sequência de uma ofensiva lançada em 27 de novembro.
Assad refugiou-se na Rússia, que lhe concedeu asilo político.
A Rússia e o Irão eram os principais apoiantes do regime de Assad.
Leia Também: "Humilhação". Novo líder sírio recusou apertar mão a MNE alemã?