China efetua operações perto de ilhas cuja soberania disputa com o Japão

Uma frota de barcos da Guarda Costeira chinesa fez hoje patrulhas nas águas próximas das ilhas Diaoyu, conhecidas como Senkaku no Japão e cuja soberania é reivindicada pela China, um ato que já anteriormente suscitou tensões com Tóquio.

Notícia

© CFOTO/Future Publishing via Getty Images

Lusa
08/01/2025 13:03 ‧ há 17 horas por Lusa

Mundo

China

Numa breve declaração na sua conta oficial na rede social Wechat, a Guarda Costeira chinesa anunciou que a Flotilha 1302 efetuou patrulhas nas "águas territoriais chinesas perto das ilhas Diaoyu" para "proteger" o seu direito à navegação "de acordo com a lei".

 

Em ocasiões anteriores, os porta-vozes da Guarda Costeira chinesa afirmaram que as Ilhas Diaoyu e os ilhéus adjacentes são "território inerente" da China e reiteraram que a Guarda Costeira continuará a realizar atividades de aplicação da lei para proteger a soberania nas águas que consideram estar sob sua jurisdição.

O conflito em torno das ilhas Diaoyu/Senkaku, confiscadas pelo Japão após a guerra de 1894-1895 com a China, intensificou-se nos últimos anos, especialmente desde que o Japão nacionalizou as terras de três das ilhas, em setembro de 2012.

Situadas no mar do Leste da China, a cerca de 150 quilómetros a nordeste de Taiwan, que também reclama a sua soberania, estas ilhas desabitadas cobrem uma área de cerca de sete quilómetros quadrados e presume-se que as suas águas adjacentes contenham importantes depósitos de petróleo e gás.

Nos últimos meses, as relações sempre tensas entre a China e o Japão foram agravadas por incidentes no arquipélago, como a expulsão, em dezembro, de um barco de pesca japonês pela guarda costeira chinesa e a entrada de dois navios do gigante asiático em águas administradas por Tóquio, em outubro.

Leia Também: Comissão Europeia descarta para já necessidade de preparar outra epidemia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas