Um residente de Santa Mónica, cidade costeira a oeste do centro de Los Angeles, nos Estados Unidos, teve de sair da casa onde vivia, que valia "cerca de dez milhões de dólares" (9,6 milhões de euros) e estava a ser ameaçada pelos incêndios que assolam a cidade desde terça-feira à noite.
Depois de abandonar a habitação decidiu ir, de porta em porta, tentar ajudar os vizinhos, enquanto o fogo 'engolia' as casas.
Num vídeo publicado pela Sky News, Stanley C. disse que viveu os momentos mais "devastadores" da sua vida, com as chamas a propagarem-se a "cem metros por minuto".
"Quando chegávamos à porta de alguém ou íamos ligar a mangueira de jardim, as casas do lado já estavam em chamas. O fumo era tão espesso que só conseguíamos ver cerca de 30 pés à nossa frente de cada vez e a visibilidade era semelhante à de estar no topo de uma montanha durante uma tempestade de neve. Estava tão quente que a borracha das minhas luvas e do guiador começou a derrete", descreveu Stanley C.
O homem contou que a última pessoa que tentou tirar de casa estava a ter um ataque de pânico e ficou em choque.
O residente de Santa Mónica disse também que os vizinhos estavam de "luto e completamente desolados" com o incêndio.
Recorde-se que um incêndio florestal em rápido movimento nas encostas de Los Angeles, alimentado pelo vento forte, ameaçava hoje esta zona dos Estados Unidos, obrigando à retirada de moradores e ao corte de estradas.
Leia Também: Imagem aérea mostra incêndio em Los Angeles visto do céu