A casa da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em Los Angeles, localiza-se na zona da cidade que está a ser evacuada devido ao incêndio em Pacific Palisades, avança o canal de televisão norte-americano NBC News.
A área, com cerca de 30 mil pessoas, começou a ser evacuada pouco depois de o fogo ter deflagrado, na terça-feira à noite. As chamas cresceram rapidamente depois de terem sido impulsionadas pelos fortes ventos.
Kamala Harris está em Washington e já prometeu ajuda federal para responder ao incêndio.
"O presidente Biden e eu estamos empenhados em garantir que nenhuma comunidade tenha de responder sozinha a esta catástrofe. Já mobilizámos recursos federais para ajudar a suprimir os incêndios, prestar apoio geral e começar a ajudar as pessoas afetadas", afirmou Kamala Harris num comunicado citado pela imprensa norte-americana.
A vice-presidente norte-americana é natural da Califórnia e foi procuradora distrital do estado até 2017.
"Como filha orgulhosa da Califórnia, conheço os danos que os incêndios florestais causam aos nossos vizinhos e comunidades. Vou assegurar que a nossa administração está em contacto permanente com as autoridades estatais e locais", garantiu a vice-presidente.
Os meteorologistas alertaram que o pior ainda pode estar para acontecer, com a previsão de que a tempestade de vento se mantenha no sul do Estado da Califórnia durante dias, produzindo rajadas isoladas que podem atingir os 160 quilómetros por hora.
Os ventos já derrubaram árvores e resulta em risco extremo para os incêndios florestais, para áreas que não registavam chuvas substanciais há meses.
O sul da Califórnia não registou mais de 0,25 centímetros de chuva desde o início de maio. Grande parte da região caiu em condições de seca moderada, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA. Entretanto, no norte, ocorreram várias tempestades torrenciais.
Leia Também: Califórnia declara estado de emergência devido a incêndio em Los Angeles