Líder militar sudanês promete abrir todas as passagens para deixar passar ajuda

O líder militar sudanês e líder de facto, Abdelfatah al-Burhan, prometeu hoje manter abertas "todas as passagens e acessos" do país para permitir o fluxo de ajuda humanitária nas áreas mais afetadas pela guerra iniciada em 2023.

Notícia

© Lusa

Lusa
11/01/2025 10:01 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Sudão

"O governo sudanês afirma a abertura contínua de todas as passagens e acessos para a entrada da ajuda humanitária acordada com as agências da ONU", afirmou Abdelfatah al-Burhan através de uma mensagem divulgada na rede social X.

 

As agências das Nações Unidas e de outras organizações humanitárias que operam no Sudão acusaram repetidamente os militares de bloquear o acesso ao país para entregar ajuda vital a milhões de pessoas necessitadas.

Os militares do Sudão alegaram que essas passagens são usadas pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido para transferir armas para o país, sobretudo para a vasta região do Darfur, o principal bastião dos rebeldes.

Abdelfatah al-Burhan também agradeceu aos Estados Unidos por terem reforçado as verbas "para apoiar o trabalho humanitário no Sudão", sem avançar mais detalhes.

Leia Também: Sudão: 3,2 millhões de crianças com menos de 5 anos arriscam desnutrição aguda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas