Alertas de tsunami levantados após sismo no sudoeste do Japão

Inicialmente, a agência meteorológica japonesa apontou para uma magnitude sísmica de 6,9, mas, através de um comunicado, avisou que a magnitude tinha sido de 6,6. 

Notícia

© X/ @theinformant_x

Notícias ao Minuto
13/01/2025 17:59 ‧ há 18 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Japão

Já foram levantados os alertas de tsunami nas províncias de Miyazaki e de Kochi, no sudoeste do Japão, após ter sido sentido um terramoto de magnitude 6,6 na escala de Richter. 

 

De acordo com a agência de notícias Associated Press, os alertas de tsunami para as províncias atingidas por um sismo, durante a noite desta segunda-feira (manhã em Portugal) já foram levantados, assim como os avisos para a população se manter afastada das zonas costeiras.

Inicialmente, a agência meteorológica apontou para um terramoto com uma magnitude sísmica de 6,9, mas, através de uma declaração, avisou que a magnitude tinha sido de 6,6. 

Na altura do sismo, não houve relatos imediatos de danos. No entanto, a agência de notícias, que cita a televisão japonesa NHK TV, dá conta de que houve um ferido leve - um homem que caiu de umas escadas - e que os comboios deixaram de funcionar na estação de Miyazaki, com os passageiros a ficarem presos. 

Um funcionário da agência meteorológica deixou ainda o aviso à população para que estejam atentos a possíveis desabamentos de terra ou objetos a cair dentro de suas casas, uma vez que poderão existir réplicas nos próximos dias, escreve a Associated Press.

Recorde-se que o terramoto foi sentido pelas 21h19 desta segunda-feira (12h19, em Lisboa) e as autoridades alertaram a população para ficar longe do mar e da costa.

O Japão é frequentemente atingido por terramotos devido à sua localização ao longo do 'Anel de Fogo', um arco de vulcões e linhas de falha na bacia do Pacífico.

Leia Também: Sismo de 6,8 atinge sudoeste do Japão. Há alerta de tsunami

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas