Já foram levantados os alertas de tsunami nas províncias de Miyazaki e de Kochi, no sudoeste do Japão, após ter sido sentido um terramoto de magnitude 6,6 na escala de Richter.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, os alertas de tsunami para as províncias atingidas por um sismo, durante a noite desta segunda-feira (manhã em Portugal) já foram levantados, assim como os avisos para a população se manter afastada das zonas costeiras.
Inicialmente, a agência meteorológica apontou para um terramoto com uma magnitude sísmica de 6,9, mas, através de uma declaração, avisou que a magnitude tinha sido de 6,6.
Na altura do sismo, não houve relatos imediatos de danos. No entanto, a agência de notícias, que cita a televisão japonesa NHK TV, dá conta de que houve um ferido leve - um homem que caiu de umas escadas - e que os comboios deixaram de funcionar na estação de Miyazaki, com os passageiros a ficarem presos.
Um funcionário da agência meteorológica deixou ainda o aviso à população para que estejam atentos a possíveis desabamentos de terra ou objetos a cair dentro de suas casas, uma vez que poderão existir réplicas nos próximos dias, escreve a Associated Press.
️🇯🇵 - A powerful 6.9 magnitude earthquake struck southern Japan's Kyushu region on Monday, prompting the Japan Meteorological Agency (JMA) to issue tsunami advisories for Miyazaki and Kochi prefectures.
— The Informant (@theinformant_x) January 13, 2025
A small 20-centimeter tsunami was observed in Miyazaki city, which has a… pic.twitter.com/nHyIgSEN21
Recorde-se que o terramoto foi sentido pelas 21h19 desta segunda-feira (12h19, em Lisboa) e as autoridades alertaram a população para ficar longe do mar e da costa.
O Japão é frequentemente atingido por terramotos devido à sua localização ao longo do 'Anel de Fogo', um arco de vulcões e linhas de falha na bacia do Pacífico.
Leia Também: Sismo de 6,8 atinge sudoeste do Japão. Há alerta de tsunami