Kyiv e Londres assinam acordo de parceria de 100 anos

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, assinaram hoje um acordo de parceria entre os respetivos países para os próximos 100 anos, no âmbito de uma visita oficial do líder britânico a Kiev.

Notícia

© Carl Court/Getty Images

Lusa
16/01/2025 15:02 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Hoje é um dia verdadeiramente histórico", declarou Volodymyr Zelensky.

 

"As relações entre a Ucrânia e o Reino Unido estão mais estreitas do que nunca. Atingimos um novo nível, isto é mais do que apenas relações estratégicas. Assinámos um acordo de parceria de 100 anos", destacou o Presidente ucraniano.

O acordo assinado prevê um aumento das relações bilaterais em vários setores, sobretudo no campo da defesa, incluindo a criação de um consenso para a adesão da Ucrânia à NATO e o reforço da segurança marítima.

O compromisso firmado entre Kiev e Londres está igualmente focado nas relações económicas e comerciais e nos setores da justiça, das ciências e tecnologia, da saúde, da agricultura e das migrações.

O pacto torna também o Reino Unido um parceiro prioritário no setor energético e um aliado fundamental no rastreio de cereais roubados de campos ucranianos em territórios ocupados pela Rússia durante a guerra, que teve início com a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022.

"A nossa parceria de 100 anos é uma promessa de que estamos convosco, não apenas hoje ou amanhã, mas durante cem anos, muito depois de a guerra ter terminado e da Ucrânia estar novamente livre e próspera", disse Starmer ao chegar a Kiev.

A visita não anunciada de Starmer à capital ucraniana é a sua primeira viagem à Ucrânia desde que assumiu o cargo em julho. Visitou o país em 2023, quando era líder da oposição, e falou duas vezes com Zelensky em Londres, depois de ter assumido a chefia do executivo britânico.

Keir Starmer foi recebido na estação ferroviária de Kiev pelo embaixador do Reino Unido na Ucrânia, Martin Harris, e pelo enviado da Ucrânia em Londres, Valerii Zaluzhnyi.

O Reino Unido é um dos maiores fornecedores de ajuda militar e civil à Ucrânia e também forneceu treino no seu território a mais de 50.000 soldados ucranianos.

De acordo com os meios de comunicação social britânicos, Starmer irá anunciar também em Kiev uma ajuda adicional de 40 milhões de libras (47,5 milhões de euros) para a recuperação económica da Ucrânia após a guerra.

A visita do primeiro-ministro faz parte de um esforço mais amplo dos líderes europeus para reforçar o apoio a Kyiv, ao mesmo tempo que intensificam as discussões sobre a segurança da Europa antes do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomar posse em 20 de janeiro.

Leia Também: França e Noruega cumprem calendário de entrega de caças à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas